Em uma iniciativa inovadora que visa promover a inclusão social e o fortalecimento de vínculos entre familiares e a comunidade, o município de Ibema realizou, no último sábado, dia 09, o 1º Campeonato de Capoeira. O evento, realizado no Ginásio de Esportes, contou com a participação de dezenas de crianças e adolescentes talentosas que mostraram habilidades e paixão pela arte marcial.
O Campeonato foi uma iniciativa da Secretaria de Bem Estar Social, em conjunto com a coordenação do CRAS, da coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e principalmente da professora de capoeira, Danieli Cris da Silva.
O campeonato teve como objetivo não apenas valorizar a capoeira como expressão cultural, o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças e adolescentes, mas também ampliar o número de crianças que frequentam as oficinas do (SCFV), a partir daí, ocupar o tempo ocioso em contra turno escolar, com oficinas e um processo educacional mais elaborado.
É um campeonato regional que abrange as cidades vizinhas de Ibema, onde as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo participam da competição. As cidades convidadas foram o Campo Bonito, Catanduvas, Diamante do Sul, Guaraniaçu e Três Barras do Paraná.
Os vencedores de cada categoria receberam medalhas e certificados de participação. Mas, para muitos, o mais importante foi o sentimento de pertencimento e o apoio das famílias que compareceram ao evento.
As crianças que participaram são atendidas pelo SCFV, programa municipal voltado para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com foco no desenvolvimento de atividades de convivência e apoio psicossocial.
Para os organizadores, o campeonato é uma maneira de fortalecer os vínculos comunitários e oferecer às crianças oportunidades para o seu crescimento pessoal e social. O município de Ibema segue, assim, ampliando suas ações no atendimento e promoção de direitos para crianças e adolescentes, reafirmando seu compromisso com a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos.
Assessoria
12/11/2024