A secretaria municipal de Saúde de Espigão Alto do Iguaçu promoveu na última quarta-feira (30), um evento a alusivo ao “Outubro Rosa”, mês com ações de conscientização ao combate do Câncer de Mama. Entre as palestrantes a Enfermeira do SESC/Cascavel, Ityara Cristina Buseti e Psicóloga Endriely Teodoro Lunardi.
O evento foi coordenado pelo secretário, Jocemar Mendes de Jesus e equipe. A 1ª Primeira Dama, Isabel Bertoncelo também participou do encontro, representando o prefeito Agenor Bertoncelo.
SUL DO PAÍS LIDERA O RANKING DE NOVOS CASOS
Em 2023, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que o Brasil registrasse 73.610 novos casos de câncer de mama, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. No Paraná, a estimativa é que 3.650 novos casos da doença foram diagnosticados.
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.
Um dos motivos apontados pela enfermeira Ityara seria o alto consumo de carnes vermelhas, como também o início da atividade sexual na adolescência, sem os cuidados básicos. Entre outros motivos também estão a falta de fazer exames preventivos anualmente, pelo público mulher.
Assessoria