O projeto Qualifica Paraná Mais Mulheres, executado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, vai ofertar 630 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na área da construção civil. O objetivo do projeto, que conta com parceria do Senai-PR e Heineken Brasil, é ampliar a participação feminina no setor que tem grande demanda por mão de obra qualificada.
O Qualifica Paraná Mais Mulheres possui nove modalidades de cursos profissionalizantes, todos com carga horária de 40 horas e subsídio de R$ 300. A previsão é que 28 localidades no Estado sejam atendidas pelo projeto até o final de 2024. As primeiras turmas iniciarão ainda em agosto nos municípios de Curitiba, Jaguariaíva, Guarapuava, Campo Largo, Maringá, Santo Antônio da Platina e Toledo.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Paraná gerou 13.400 novos postos de trabalho do setor da construção civil nos seis primeiros meses deste ano. Deste total, apenas 1.094 vagas foram ocupadas por mulheres.
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a formação de mão de obra qualificada vai ampliar o percentual de participação feminina no saldo de empregos gerados na área. "Há uma procura do setor por mão de obra qualificada em todas as regiões do Estado, a qual acreditamos que possa ser atendida por trabalhadoras capacitadas", afirmou.
Além de suprir a procura por profissionais, o projeto também facilita a inserção de mulheres no mercado de trabalho que está em expansão, sendo o terceiro no Estado que mais abriu vagas de emprego no primeiro semestre de 2024.
Os setores de Serviços e Indústria abriram 60.267 e 25.900 postos de trabalho, respectivamente. Por meio da rede Sine estadual (Agências do Trabalhador), foram intermediados 11.843 contratos de trabalho na área desde o início deste ano, um avanço de 77% em relação ao mesmo período de 2023 (6.682). "Nosso objetivo é atender a grande demanda do setor por mão de obra com a intermediação de nossas Agências do Trabalhador, tendo cadastradas trabalhadoras qualificadas para as vagas", explicou o secretário.
MODALIDADES – O projeto irá oferecer cursos em nove modalidades com carga horária de 40h cada: Aplicação de Revestimento Cerâmico e Porcelanato, Eletricidade Básica Predial, Técnica de Pintura de Obras, Técnicas de Drywall, Técnicas de Alvenaria, Aplicação de Reboco, Carpintaria de Obras, Instalação hidráulica Predial e Alvenaria para Pedreiros.
MAIS INFORMAÇÕES – Alunas inscritas com assiduidade e aproveitamento de pelo menos 75% e média de 6,0 ou mais receberão certificação emitida pelo Senai -PR. As inscrições podem ser feitas no site www.qualificacao.pr.gov.br ou diretamente na Agência do Trabalhador de cada município contemplado.
Foto: Ari Dias/AEN
AEN