Notícias

Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu discute implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais

`

Na reunião da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, realizada na noite de ontem, 26 de julho, na sede da OAB de Laranjeiras do Sul, o Coordenador do projeto parceria Itaipu Binacional e Sustentec, Jair Kotz, apresentou ações para implementar a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) na área de abrangência do Programa Itaipu Mais que Energia. Este programa cobre 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.

 

O objetivo, em um período de três anos, é capacitar e instrumentalizar agricultores familiares e suas organizações, agentes de saúde, lideranças comunitárias, profissionais de saúde, usuários do sistema de saúde, gestores e pesquisadores no cultivo e uso das plantas medicinais e fitoterápicas. Inicialmente, o projeto atingirá cerca de 280 municípios, divididos em 11 Regionais de Saúde, nas três macrorregiões do estado do Paraná.

Além de consolidar a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na região, o projeto visa alcançar uma ampla gama de profissionais ligados ao tema. Agricultores familiares, por exemplo, receberão qualificação e instrumentalização através de cursos de capacitação, orientação técnica, fornecimento de secadores e construção de projetos executivos de Arranjos Produtivos Locais, para a produção e beneficiamento de plantas medicinais, agregando valor e gerando emprego e renda.

Os profissionais de saúde, por sua vez, desenvolverão competências para a prescrição de plantas medicinais no cuidado à saúde, especialmente os integrantes das equipes de saúde da família. A iniciativa busca atuar em estratégias preventivas e curativas, promovendo tratamentos mais humanizados e reduzindo a dependência de medicamentos químicos e seus efeitos colaterais.


27/07/2024