Notícias

Justiça e Cidadania no Maio Laranja em Espigão Alto

`

 “O objetivo é estar mais próximo das pessoas, para quebrar paradigmas, porque a violência não tem idade, não tem classe social e o nosso trabalho é lutar contra isso diariamente, trazendo conhecimento, informação, para que com isso possamos conter os ciclos de violência contra as crianças, contra mulher, contra à família”, diz o Juiz de Direito, Murilo Ghizzi

 

Alunos e educadores da rede municipal de ensino de Espigão Alto do Iguaçu, tiveram um dia muito especial, na última quarta-feira (15), na escola Municipal Monteiro Lobato, com a presença de representantes de diversos órgãos públicos e entidades, todos ligados à Rede de Proteção a Criança, na campanha de combate à violência, abuso e exploração sexual infantil.
O evento acontece na semana, por conta do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, 18 de maio, numa rede de proteção que está trabalhando algumas escolas de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu.
Falando a reportagem o juiz Dr. Murilo Ghizzi, que é o responsável pela Comarca, disse que a presença de representantes do judiciário e entidades faz com que a informação e orientação as crianças seja de forma direita, fazendo com que elas estejam seguras e encorajadas a denunciar qualquer tipo de violência, caso esteja ou venha sofrer, seja de um familiar ou de qualquer pessoa.
Com o lema “OS PROTETORES DA INFÂNCIA”, grupo composto por várias entidades, sendo o Poder Judiciário, representado pelo Juiz da Comarca Dr. Murilo Ghizzi, Ministério Público, representado pela Promotora de Justiça Julyeth Alamini dos Santos, Conselho da Comunidade, representado pela presidente Viviane Possan, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, OAB do Paraná, CRAS, CAPS, Projeto Gente e secretarias municipais de Educação.
“Uma avaliação muito positiva das ações neste dia com as crianças de rede municipal de ensino. A polícia não só trabalha no combate ao crime, tráfico de drogas, como também em relação aos crimes que atinge as crianças e adolescentes. Essa ação com toda rede de proteção é uma coisa muita bonita de se ver, numa somatória de esforços, onde as crianças se encorajam para denunciar alguma situação de violência, com isso a polícia angaria informações para responsabilizar os agressores. Realmente é emocionante esse trabalho em conjunto com as entidades”, enfatizou o Delegado de Polícia, Emanuel de Almeida.
ATIVIDADES LÚDICAS
A campanha é alusiva ao “DIA NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA, ABUSO E EXPLORAÇÃO INFANTIL”, realizando nas escolas atividades lúdicas, mas voltadas ao esclarecimento e encorajamento das crianças mediante situações de violência e abuso.
A Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Espigão Alto, Valdineia Corso, esteve à frente na organização do evento, juntamente com as secretarias municipal de Educação, Assistência Social e direção da escola Monteiro Lobato.
“Estamos emocionada e imensamente feliz pela realização do evento. Foram dois meses de preparação para nesta semana estarmos junto as crianças tanto de Quedas, como de Espigão Alto, nesta comunicação direta, com muita informação e com a presença de profissionais qualificados, trazendo uma mensagem de apoio e segurança as crianças, de uma forma muito lúdica e de leveza. Isso encoraja as crianças a denunciar qualquer abuso, onde nós nos denominamos os protetores da infância e adolescência, formados por diversos órgãos e entidades”, enalteceu a policial Valdineia.
As ações vão perdurar durante toda a semana, com atividades sendo realizadas na parte da manhã e à tarde.
O projeto visa proporcionar informação, ainda haverá uma capacitação aos profissionais de educação no centro cultural, na quinta-feira à noite, para que a escuta ativa seja adequada quando se depararem com essas situações de crimes.
“Um dia muito produtivo, numa mensagem direta de informação e proteção as nossas crianças, como dizemos nossos tesouros que temos presentes nas escolas. Mesmo Espigão Alto sendo uma cidade pequena há registros de casos de abuso infantil e adolescentes. Emocionante estar junto nesta ação com juiz, promotora e representantes de tantas entidades. Espero que essas ações perdure para sempre, pois juntos poderemos desvendar e evitar possíveis casos de violência contra as crianças”, destacou a secretária de Educação, Susi Maciel Velho.
A escola municipal Monteiro Lobato tem na direção, Jocelia Siqueira.

Assessoria

16/05/2024