Notícias

Rio Bonito do Iguaçu - Sessões Sobre o Tabagismo

`

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). É importante salientar que as orientações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo estão de acordo com as principais diretrizes internacionais relacionadas ao tratamento do tabagismo. Dessa forma, o SUS oferece ao fumante brasileiro que deseje parar de fumar um tratamento adequado, com metodologia embasada em evidências científicas.

 

Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado", “sem força de vontade", “que não deixa de fumar porque não quer". Não é isso. Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema.
A foto abaixo é referente ao último encontro do grupo de tabagismo. Aqui no município, os grupo e os atendimentos médicos acontecem periodicamente, conforme demanda, e são realizados no Centro Clínico Multidisciplinar da Secretaria de Saúde, que possui equipe multidisciplinar capacitada para realizar o acompanhamento. Se você deseja parar de fumar, entre em contato com a equipe pelo telefone 42 92000 8334 ou presencialmente no Centro Clínico, localizado próximo ao Centro ao Idoso.

Assessoria

04/04/2024