Notícias

Guaraniaçu - Exames de mamografia são agendados ao menos 2 vezes no mês

`

Você Sabia?

 

O exame de mamografia realizado pelo SUS inclui mamografia de rastreamento, indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos. Já a mamografia diagnóstica é indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas, em qualquer idade e também em homens. Mulheres com elevado risco para câncer de mama (histórico familiar e/ou histórico pessoal de câncer de mama) é necessário avaliação e acompanhamento individualizado.
Para o acompanhamento individualizado em Guaraniaçu, a porta de entrada são as unidades básicas de saúde ESF, que acolhem e orientam os pacientes e realizam o encaminhamento para especialistas conforme cada caso.
O vice-prefeito José Gracioso enfatizou a importância dos exames de mamografia.
"A mamografia é a principal aliada no diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que é uma das principais causas de morte em mulheres no mundo. Por isso fazemos aqui a nossa parte e duas vezes por mês cerca de 80 mulheres são levadas pela Secretaria de Saúde de Guaraniaçu até Cascavel no CEONC e/ou na UOPECCAN (geralmente aos sábados), para realizar exames de mamografia de rastreamento. Mulheres a partir de 40 anos que ainda não realizaram o exame podem conversar com seu Agente de Saúde ou diretamente no Fichário do Posto Central para sanar dúvidas e agendar a realização do exame. Conforme a demanda e a procura aumentarem, vamos aumentar também o número de exames", disse o vice-prefeito.
Cabe frisar que o exame e o transporte são disponibilizados pelo município sem custo ao paciente e a realização do exame anualmente pode salvar vidas.
Em 2022 mais de 500 exames de mamografia de rastreamento foram realizados.
Por Assessoria de Comunicação

Assessoria

25/03/2024