Notícias

Prefeitura de Catanduvas e Correios lançam Selo Personalizado em Comemoração aos 100 da Revolução de 1924.

`

Na tarde da última sexta-feira (08), a Prefeitura de Catanduvas e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos realizaram o lançamento do selo personalizado alusivo aos 100 anos da Revolução de 1924. O evento aconteceu as 14 horas, no auditório do Memorial da Revolução de 1924, e contou com a presença do prefeito Professor Moisés, secretários municipais, representantes dos Correios, Polícia Militar, representante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Catanduvas, alunos do Colégio Cívico Militar Dr. João Ferreira Neves, moradores pioneiros de Catanduvas e demais lideranças do município.

 

Representando os Correios, o ato de obliteração da peça filatélica foi conduzido pela Gerente de Atendimentos e Vendas de Cascavel, Vania Pereira da Silva, que em seguida procedeu a entrega do álbum contendo a peça filatélica obliterada ao prefeito, Professor Moisés.
Na oportunidade, também foram entregues três álbuns contendo a peça filatélica obliterada, um álbum para o agente de Correios de Catanduvas, Romildo Costa Junior e outros dois álbuns para Francisco Pacheco e Terezinha Pacheco, que na ocasião representaram as famílias pioneiras do Município de Catanduvas.
A peça filatélica, produzida pela Prefeitura Municipal de Catanduvas, conta com a foto da Estação Telegráfica de Catanduvas, datada de 1902. Uma das pessoas retratadas na foto é o Marechal Cândido Rondon, responsável pela implantação da linha telegráfica entre Guarapuava e Foz do Iguaçu. A estação serviu de Quartel General para os revoltosos durante os confrontos da revolução de 1924. E por este motivo, a estação tornou-se o símbolo para a confecção do selo personalizado e é utilizada como parte da comemoração dos 100 anos da revolução de 1924, que teve como objetivo instaurar uma Nova República.
As peças carimbadas passarão a fazer parte do acervo filatélico dos Correios e servirá como fonte de pesquisas e registro, deste importante acontecimento histórico da cidade.
Após o ato solene, o público presente teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da Revolução de 1924, através de uma visita ao Memorial, a qual foi conduzida pelo professor e historiador, Adelar Paganini e pelo servidor público municipal Andre Augusto.
A Revolução de 1924, completará 100 anos no dia 05 de julho do corrente ano.




Assessoria

14/03/2024