Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Secretaria de Saúde promove mutirão de combate ao mosquito transmissor da Dengue

`

 No município já são mais de 360 casos confirmados, sem o registro de óbitos

 

A secretaria municipal de Espigão Alto do Iguaçu vem intensificando as ações combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Na última sexta-feira (23), o secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus participou pessoalmente de um mutirão por alguns bairros da cidade.
Jocemar explica que Espigão Alto vem lutando todos os dias contra a Dengue. O município conta com aproximadamente 360 casos positivos da doença da Dengue, os casos notificados são acompanhados através de exames laboratoriais para identificação da doença e também outros tipos de exames que sejam necessários para acompanhar a evolução da doença e também alguns casos são confirmados por critério epidemiológico e sintomático. Desde o início do mês de janeiro começamos a ter casos positivos diariamente e nossas equipes de Agentes de Endemias, Agentes Comunitárias de Saúde, Vigilância Epidemiológica, sanitária e ambiental, estão se mobilizando com as demais secretarias, poder público e comunidade em geral, para combater os criadouros do Mosquito Aedes Aegypti causador da doença da Dengue.
A PREFEITURA ESTÁ FAZENDO SUA PARTE, FAÇA TAMBÉM A SUA
Já foi realizado um grande arrastão de coleta de lixos e entulhos que possam conter água parada e nesta sexta feira última, intensificamos o monitoramento no Bairro Nossa Senhora Aparecida (Sem Teto), Cohapar e algumas ruas do Bairro Vila Rica que estão com maior número de casos positivos.
“Além das ações preparamos um dia de conscientização da população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito da Dengue. Identificamos centenas de possíveis focos onde podem estar havendo a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, estamos falando de um mosquito que pode levar pessoas a morte, como já tem acontecido vários casos no Estado do Paraná e no Brasil, não queremos Espigão Alto do Iguaçu nessas estatísticas, sozinho sei que não conseguimos eliminar os criadouros desse mosquito, mas se a população se mobilizar e nos ajudar, tenho certeza que logo essa fase vai passar e a vida vai voltar à normalidade em nossa cidade”, enfatizou o secretário.
A Dengue mata e é preciso unir as nossas forças para combater à doença e o causador da doença.
“Nos ajude eliminando todo recipiente que possa conter água parada e se possível, façam o uso frequente de repelente. Um município forte e um município com saúde, vamos cada um de nós fazer a nossa parte”, frisou Jocemar.




Assessoria

26/02/2024