Notícias

Ibema - Prefeita Viviane Comiran recebeu em seu Gabinete os representantes da 10ª Regional de Saúde do Paraná

`

Na manhã de quinta-feira, dia 02, a Prefeita Viviane Comiran recebeu, em seu Gabinete, os representantes da 10ª Regional de Saúde do Paraná, da divisão de endemias. Estavam presentes o Secretário de Saúde Joílson Araújo, a Secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Cláudia Pinheiro, o Secretário de Viação, Obras e Urbanismo Saulo Filippini, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiras locais e agentes de endemias, todos participando de uma reunião visando a saúde do município. O objetivo era discutir medidas eficazes na mobilização social e na eliminação de criadouros, visando reduzir o índice de infestação predial.

 

A reunião teve como objetivo central a criação de estratégias coordenadas para conscientizar a população sobre a importância de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. A preocupação da Administração Municipal e dos agentes de saúde se destaca diante do aumento recente dos focos do mosquito na cidade de Ibema e região.
Em uma reunião da 10ª Regional de Saúde, os funcionários abordaram preocupações em âmbito regional, estadual e nacional, discutindo os riscos de uma epidemia e os desafios associados a ela. Houve ênfase nas demandas dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) e no comprometimento necessário no trabalho de campo para conscientizar a população. Propostas de ação incluíram campanhas de conscientização em parceria com a Secretaria da Educação, elaboração de um plano de contingência anual, divulgação para conscientização sobre o controle do lixo, colaboração de lideranças locais, recolhimento de entulhos e criação de uma força-tarefa comunitária, incluindo líderes religiosos, com o uso de ouvitrampas durante as aplicações de UBV.
"A participação ativa da população é fundamental. Precisamos do apoio de cada cidadão para alcançarmos resultados efetivos na redução da infestação predial. A saúde é responsabilidade de todos nós", afirmou o Secretário de Saúde, presente na reunião.
A reunião evidencia o compromisso da administração municipal em enfrentar desafios de saúde pública de maneira proativa e integrada.

Assessoria

05/02/2024