Notícias

Campo Bonito - Caminhada de Longa Distância Peabiru 1%

`

No dia 28/01/2024 foi organizada pelo conselho municipal de turismo de Campo Bonito, uma Caminhada de Longa Distância que foi intitulada Peabiru 1% , tal nomenclatura criada pela organizadora da caminhada e presidente do conselho municipal de turismo Sra. Heliane Mariza Grzybowski Ripplinger, partiu do pressuposto do percurso histórico do Peabiru ter aproximadamente 3000 quilômetros e a distância percorrida nessa data ser aproximadamente 1% do caminho original.

 

A caminhada de 22 quilômetros passou por 3 municípios, estes, que segundo a história contada em livros e vários vídeos e reportagens, estão na rota dos Caminhos de Peabiru.
Segundo a organizadora “É realização de um sonho que teve início com a participação no Congresso Brasileiro de Trilhas em Foz do Iguaçu no ano de 2022 e posterior visita técnica na cidade de Pitanga 2023”.
Após estudo, troca de informações a caminhada saiu do papel. Sua primeira edição contou com a participação de 45 caminhantes, vindos dos municípios de Campo Bonito, Ibema, Guaraniaçu, Diamante do Sul e Cascavel e dois grupos de caminhada "Caminhantes do Oeste" e "Papa Léguas”.
A caminhada iniciou em Guaraniaçu, mais precisamente no distrito de Guaporé em direção a Campo Bonito, na divisa entre os municípios atravessou o Rio Bandeira, na localidade de linha Fátima e seguiu rumo ao distrito de Sertãozinho, já na comunidade de Lençol, onde desceu as margens do Rio Tourinho, divisa com o município de Braganey. O almoço foi servido as margens do rio onde também teve sorteio de brindes doados pelos participantes que após o almoço ainda puderam apreciar uma das suas belas cachoeiras.
Caminhando no sentido Leste para Oeste, como originalmente era o Caminho de Peabiru, uma rota transcontinental, milenar, com aproximadamente 3000km, que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo Paraná até o Peru. A antiga rota foi utilizada pelos índios guaranis, kaingang e xetá, além dos incas, espanhóis, portugueses, jesuítas e aventureiros, desde o século XVI.
Historicamente possui diversas ramificações, passando por vários estados brasileiros. A trilha do Peabiru é apresentada como um corredor de 1,5 metros de largura, rebaixado uns 40 cm, com uma gramínea que impedia de crescer uma vegetação maior que pudesse fechar o caminho. Curioso e instigante né?
A Organização da caminhada através da Sra. Heliane, juntamente com a Administração Municipal de Campo Bonito na pessoa do vice-prefeito Vilson Giacomini Júnior agradecem a todos os participantes desse evento, a todos os municípios envolvidos e também ao secretário de esporte e turismo o professor Maycon Almeida, que acompanhou todo o percurso, disponibilizando carro de apoio, com água e frutas, bem como auxiliando os caminhantes com alguma dificuldade do caminho.

Assessoria

30/01/2024