Notícias

Secretaria de saúde orienta sobre prevenção da dengue em Laranjeiras do Sul

`

Último levantamento do Índice Rápido e Amostral de Infestação por Aedes Aegypti é de 4,5%

Com a chegada do verão, a preocupação com os casos de dengue aumenta. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde realiza algumas ações para a prevenção de casos de dengue em Laranjeiras do Sul. No entanto, mais do que o trabalho feito pela Secretaria, é necessário que a população também auxilie no combate e prevenção da doença. Em Laranjeiras do Sul, até esta sexta-feira, 26, foram registrados oito casos de dengue além de 76 notificações. 

 
Sintomas
A dengue é transmitida durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. Após a picada, os sintomas podem se manifestar na maioria das vezes em até 15 dias. Geralmente, o primeiro sintoma é febre elevada (39°C a 40°C), que persiste de dois a sete dias, acompanhada por dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e nos olhos. Manchas podem aparecer na face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ser observados.
 
Na presença de algum desses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente o atendimento em um serviço de saúde. Evitar a automedicação é fundamental. É de extrema importância se manter hidratado, conforme as autoridades de saúde. O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão, além da dengue, da zika e do chikungunya.

Com as frequentes chuvas de verão, a presença do mosquito Aedes Aegypti no município acaba se tornando mais evidente. O cuidado com locais onde acumulam água da chuva é de grande importância no combate ao criadouro dos mosquitos. Abaixo, seguem orientações referentes aos cuidados que todo o cidadão deve ter.

No último Levantamento do Índice Rápido e Amostral de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pela Prefeitura de Laranjeiras do Sul, mostra que o índice geral de infestação predial é de 4,5%, considerado de alto risco. Os dados foram coletados pelas equipes da Secretaria de Saúde. O monitoramento da dengue nos bairros da cidade e contribui para atuação estratégica dos agentes de combate a endemias. 

NÚMEROS NOS BAIRROS DE LARANJEIRAS DO SUL
Centro: 3,3%
Palmeiras: 2,7%
São Miguel: 4,7%
Água Verde: 3,9%
Monte Castelo: 2,7%
Presidente Vargas: 8,1%
Cristo Rei: 2,2%
Santo Antonio de Pádua: 3,9%
São Francisco: 7,6%

Índice geral de infestação em Laranjeiras do Sul: 4,5%


26/01/2024


Assessoria

26/01/2024