Notícias

Pinhão - Programa Semente da Nossa Terra

`

O Secretário de Agricultura e Pecuária, Rosmário Ramos, repassou à Associação do Lajeado Feio II mudas de araucária nesta quinta-feira (18/01). As 100 mudas entregues serão utilizadas para o treinamento de produtores interessados em participar do Programa Semente da Nossa Terra, conforme estabelecido pela Lei 2023/2023. O repasse foi realizado ao produtor João Maria Ferreira Martins, sócio da entidade, que representou a presidente, senhora Adriane de Cristo Silvério.

 

"Chegamos a este dia após um longo caminho; nossos técnicos participaram de vários encontros, onde a produção de pinhão por enxertia era o foco principal. Em Inácio Martins–PR, a Embrapa, precursora dessa técnica, após 20 anos de pesquisa, expôs como é o processo, que considero muito simples", afirmou Rosmário Ramos.
Motivado pelo futuro próspero da produção e pela perspectiva de uma boa renda para os produtores, Rosmário Ramos e sua equipe trabalharam na elaboração de uma Lei específica para o programa. Realizaram uma Audiência Pública e buscaram ouvir os produtores durante as reuniões do Conselho de Desenvolvimento Rural – COMDER sobre este programa, que foi muito bem aceito antes mesmo de se tornar uma realidade em Pinhão.
"Nossos técnicos produziram um total de 600 mudas, que foram distribuídas para seis associações rurais, sendo 100 mudas para cada uma. O sorteio foi realizado juntamente com o COMDER na reunião do dia 09/12/2023, onde os presentes sugeriram essa distribuição. Agora, as associações realizarão o plantio, e assim que as mudas estiverem no ponto certo, faremos um encontro para demonstrar a técnica e esclarecer as dúvidas dos interessados. Estamos satisfeitos com o interesse dos agricultores e também porque somos o único município paranaense que possui uma Lei Municipal que abrange toda a cadeia produtiva da araucária", comemorou Rosmário Ramos.

Assessoria

19/01/2024