Notícias

Catanduvas - Secretaria de Saúde alerta os munícipes que morcego encontrado no bairro Menino Deus estava contaminado com o vírus da raiva

`

A Secretaria de Saúde do Município de Catanduvas, alerta os munícipes que entre o dia 07/12/23 e 18/12/23, foram encontrados seis morcegos caídos em diferentes pontos da cidade.

 

Os animais foram enviados para análise e diagnostico da raiva, alguns resultados já lançados pelo Laboratório Oficial do Estado do Paraná e um morcego teve resultado positivo para o vírus da raiva, o animal em questão foi encontrado no bairro Menino Deus.
Orientamos a todas as pessoas que de forma alguma toquem em morcegos caídos, que isolem o animal com potes ou plásticos impedindo a sua movimentação e deslocamento caso estejam ainda vivos, também orientamos a impedir o contato de cães e gatos a esses animais, visto que eles podem ser contaminados caso o morcego seja portador do vírus.
Embora os animais encontrados não sejam hematófagos (que se alimentam de sangue), é importante ressaltar que mesmo os morcegos que se alimentam de frutas podem transmitir a doença por contato direto.
Solicitamos que se acaso forem encontrados morcegos caídos, que entrem em contato pelo número (45) 3234 8580, solicitando direcionamento a telefonista ao setor de vigilância sanitária.
Salientamos a importância da vacinação de cães e gatos anualmente com a vacina antirrábica como forma de prevenção à doença, apesar de não ser obrigatória, a vacinação pode evita a doença que pode ser transmitida aos humanos e tem alto risco de morte.

Assessoria

19/12/2023