Notícias

Cantagalo aderiu o Selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte)

`

 Com a regulamentação da Lei n° 10.502, de 18 de janeiro de 2017, foi criado o Selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte) com a finalidade de simplificar a venda de produtos da Agricultura Familiar e de Agroindústrias de pequeno porte.

 

Para a adesão ao SUSAF, o Município de Cantagalo teve que adequar sua legislação municipal que instituiu o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), para equivalência e padronização dos procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, assegurando que municípios e Estado, se organizassem com as mesmas regras.
Através do SUSAF, todos os estabelecimentos registrados no SIM, e que cumpram os requisitos deste sistema, poderão comercializar seus produtos em todo o território do Estado do Paraná.
O Município de Cantagalo conquistou sua adesão ao SUSAF-PR, no dia 14 de junho de 2023, e a partir dessa data as agroindústrias registradas no SIM do Município poderiam requisitar sua adesão ao sistema.
No momento temos duas agroindústrias registradas no SIM, sendo elas: Embutidos Mussatto (SIM 002) E Tia Nena Produtos Coloniais (SIM 003). Sendo que no dia 11 de dezembro de 2023 a agroindústria Tia Nena foi a primeira empresa a conquistar sua adesão ao sistema SUSAF-PR, podendo, desde então, comercializar seus produtos em todo o território do Estado do Paraná.
Diante dessa gigante conquista para nosso Município, a Administração Municipal, em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura, Adapar, IDR, e Governo do Estado do Paraná, realizaram hoje na parte da manhã, a solenidade de entrega oficial do Selo SUSAF-PR ao Município de Cantagalo e às duas empresas cadastradas no SIM e no sistema SUSAF: Embutidos Mussatto e Tia Nena Produtos Coloniais.
Um importante evento que contou com a presença do Exmo. Sr. Prefeito, João Konjunski, o Secretário de Agricultura, Everaldo Viola Presa, o Secretário de Saúde, Isaac Abreu, a médica veterinária do Município, responsável pelo SIM e auxiliou no encaminhamento para a adesão ao SUSAF, Dra. Gabriela Flores de Melo, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Ciro Abreu, o Diretor Presidente da ADAPAR-PR, Otamir César Martins, a membro da Câmara Técnica - Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Dra. Marisa Coloda Henning, o representante da Regional do SEAB, Daniel Vinícios M., o Gerente Regional do IDR-PR, Celso Fernando Dias de Oliveira, a Chefe Regional da ADAPAR/Guarapuava, Marcia Zago, o Engenheiro de alimentos do IDR-PR, Marcelo Beletini, Dra Leana da ADAPAR, e a Sra. Rosana, representante parlamentar dos Deputados Toninho e Alison Wandscheer. Estiveram presentes também demais Secretários Municipais, Vereadores, servidores municipais e população em geral, prestigiando mais esta grande conquista de nosso Município.
Ao final do cerimonial aconteceu uma homenagem de despedida à Dra. Gabriela, médica veterinária, que trabalhou honrosamente durante 26 anos em nosso Município, desenvolveu suas atividades sempre de forma ética e respeitosa, deixando um grande legado e muitas histórias em nosso Município, e agora retorna para sua cidade natal, onde irá assumir novo concurso e dará continuidade à sua trajetória como médica veterinária. Dra. Gabriela Flores de Melo, Cantagalo te agradece por todos esses anos de trabalho dedicados em cuidar de nosso Município. Boa sorte em sua nova jornada!

Assessoria

18/12/2023