Notícias

Reserva do Iguaçu é o 48º Município a Aderir ao SUSAF/PR

`

Na última sexta-feira (15/12), na Câmara de Vereadores, aconteceu a Cerimônia de Entrega do Certificado de Adesão ao SUSAF/PR, Reserva do Iguaçu foi o 48º Município a aderir ao selo.

 

O SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná) foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido aos municípios que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
Assim, as agroindústrias, cumprindo as normas higiênico-sanitárias e as legislações do setor, podem vender seus produtos para outras regiões do Paraná.
Durante a Gestão do Prefeito Vitório Antunes de Paula foi priorizado a busca pela adesão ao SUSAF, assim, os técnicos da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural não mediram esforços para adequar o Município dentro dos requisitos estabelecidos pelo Sistema.
Participaram da Cerimônia de Entrega, além do Prefeito Vitorio Antunes de Paula, o Deputado Estadual Hussein Bakri, o Presidente da Câmara de Vereadores João Francisco Santos, o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Clairton Pedrozo de Quadros, o Médico Veterinário Jorge Zandonai, o Sr. Otamir César Martins, Diretor Presidente da Adapar, Sr. Celso Doliveira, Gerente regional do IDR-Paraná, a Sra. Márcia Zago, Gerente Regional da ADAPAR, a Sra. Antoniele Serpa Tosetto, Engenheira Agronoma da ADAPAR, o Sr. Daniel Mussoi, representante do SEAB e a Sra. Leila Brandalise, Presidente da APROLEQ e uma das responsáveis pela Queijaria Gran Fatello.
Agradecemos o empenho de todos os responsáveis pela conquista desse Certificado e Parabenizamos nossos produtores familiares pelos produtos de qualidade que poderão ser comercializados em todo o Estado. Essa conquista é de vocês!

Assessoria

18/12/2023