Notícias

Jovem agricultor de Virmond recebe premiação na terceira edição do Orgulho da Terra na categoria feijão pequeno produtor.

`

O agricultor familiar virmondense Juliano Gurkowski foi agraciado na última quinta-feira, dia 30 de novembro em Curitiba com o prêmio Orgulho da Terra promovido pelo Grupo RIC e demais parceiros, como o IDR-Paraná, Coamo e Banco do Brasil. O jovem produtor rural se destacou com uma área de referência na cultura do feijão preto em sucessão a cultura do fumo na safra 2022/2023, ao obter excelente produtividade, bem acima que a média regional, com adoção de boas práticas sustentáveis e inovadoras como o uso de três inoculantes a fim permitir expressar boas produtividades. Juliano recebeu da unidade municipal do IDR-Paraná de Virmond através do Engenheiro Agrônomo William De Brino Silva desta unidade, o feijão Preto da Embrapa FP 403 através do Projeto Estadual Centro Sul de Feijão e Milho do IDR-Paraná, sendo a área acompanhada por este técnico, inclusive com avaliação a campo da colheita.

 

O prêmio Orgulho da Terra prestigia outras categorias de todo o Estado do Paraná através de indicação tanto de assistência técnica pública como privada (cooperativas). O juri faz a seleção dos agricultores mediante critérios objetivos para premiar o agricultor que se destacou com as técnicas inovadoras e sustentáveis.
A equipe de tv do Grupo RIC (afiliada da Rede Record em Maringá) percorreu mais de 5 mil km para filmar nas propriedades rurais os vencedores dos prêmios. Em 08 de novembro o jornalista Sérgio Mendes e seu repórter cinematográfico
Renato estiveram em Virmond para conhecerem e filmarem a família do Juliano Gurkowski. O programa RIC Rural deverá ir ao ar nos próximos domingos deste mês de dezembro.
Estiveram presentes no evento de premiação no _White Hall Jockey Club_ de Curitiba o Secretário de Estado da Agricultura Norberto Anacleto Ortigara, o Diretor Presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza e representando o Prefeito Municipal Neimar Granoski de Virmond, o secretário municipal Vilson Antônio Buskevicz.
Texto por William De Brino Silva.

Assessoria

06/12/2023