Notícias

Pinhão - Mulheres que Inspiram – 8º Encontro das Mulheres Agricultoras

`

No sábado, dia 25 de novembro, nas dependências do Centro de Eventos Atílio Chaves, no Parque Coronel Lustosa, mais de 800 pessoas participaram do 8º Encontro das Mulheres Agricultoras, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Prefeitura Municipal de Pinhão, e IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- IAPAR-EMATER.

 

A abertura oficial contou com a presença do prefeito Valdecir Biasebetti, da Deputada Cristina Silvestre, da Vereadora Luzyana Rocha Tavares, uma das idealizadoras do evento, do Supervisor Regional do Senar Aparecido Góssi, de Thiago Pacheco Stadeler do Escritório Regional do IDR, da Sra. Rubia Marcieli de Lima Rossi – Diretora Geral da Secretaria de Estado Da Justiça e Cidadania – representando o secretário Santin Roveda, do Secretário de Agricultura e Pecuária Rosmario Ramos dos Santos, da Secretária da Mulher Eliana Rocha Passos Tavares de Moraes, da Secretária de Assistência Social Mayara Sant’anna, do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Jocelino Vitorino Alves, do Secretário de Administração Marildo Faustino, do Secretário de Esportes e Lazer Jair Gonçalves, do Secretário de Finanças Cleverson Mulshtedt, do Secretário de Saúde Alain Cesar Abreu, do Secretário de Educação e Cultura João Maria de Camargo, dos vereadores Alexandro Camargo, Vinicius Terleski de Oliveira e Cleverson Cordeiro, e das vereadoras de Foz do Jordão Noreci Claro e Fabiane Manfé.
Todas as autoridades presentes destacaram a importância da mulher agricultora no dia a dia do município. A Vereadora Luzyana Rocha Tavares, uma das idealizadoras do evento, expressou seus agradecimentos ao Prefeito e demais parceiros pela realização do encontro: “Após seis anos, conseguimos tornar realidade a oitava edição desse encontro das mulheres agricultoras de Pinhão. Só tenho a agradecer ao prefeito Biasebetti, a Rosmário, a todas as secretarias municipais envolvidas, aos vereadores presentes Alexandro, Vinicius, aos nossos parceiros apoiadores desse evento e a cada uma de vocês, mulheres guerreiras, que fazem a diferença na nossa agricultura”, disse Luzyana.
O Secretário de Agricultura e Pecuária, Rosmário dos Santos, ressaltou a importância das parcerias e do apoio para a realização do evento: “Estamos muito felizes por estar aqui hoje realizando este grande evento. Não é fácil um evento desse porte ser realizado sem parcerias, sem a colaboração de todos. Por isso, agradeço a todas as secretarias envolvidas, aos vereadores, aos tropeiros, aos nossos funcionários, enfim, a cada um que, de uma forma ou outra, colaborou. É gratificante ver todos aqui nesse dia, e saibam que estamos à disposição de todos”, destacou Rosmário.
A deputada Cristina Silvestre parabenizou a todos pela organização do evento: “Que alegria estar aqui hoje e poder participar desse encontro que, há seis anos, não acontecia. Quero parabenizar o prefeito Valdecir pela coragem e pela iniciativa em realizar esse evento, a vereadora Luzyana, uma batalhadora na defesa de nossas mulheres agricultoras, a Rosmário, aos vereadores, a todos que colaboraram na realização desse evento, e é claro, agradecer a cada uma de vocês, mulheres agricultoras. Eu também vim da agricultura e sei a luta árdua do dia a dia de cada uma de vocês. Desde o tempo das tropeadas, onde os maridos saíam para vender o gado em busca do sustento, as mulheres ficavam em casa administrando a propriedade. Ou seja, sempre à frente da lida. E hoje não é diferente. Vocês são o exemplo dessa luta, dessa dedicação, e esse encontro vem para abrilhantar essa luta. Vocês são merecedoras. Parabéns a todas e obrigado pela presença”, disse a Deputada.
O Prefeito Valdecir Biasebetti falou sobre a realização do evento após seis anos: “Hoje é uma data importante para todas as mulheres agricultoras de nosso Pinhão. Após seis anos de espera, tornamos realidade o 8º Encontro das Mulheres Agricultoras de Pinhão, mulheres que inspiram. E é essa inspiração que nos fez dar sequência a algo tão importante que é esse encontro. Guerreiras, nossas guerreiras, recebam hoje a nossa homenagem. Quero parabenizar a nossa vereadora Luzyana, que esteve à frente da organização desse evento juntamente com nosso secretário Rosmário, e às demais secretarias, funcionários, vereadores da base, enfim, a todos que tornaram esse evento realidade. E quero falar também que mais um sonho está prestes a se tornar realidade. Nós, em conversa com os proprietários do Hospital Santa Cruz, chegamos a um acordo e alugamos as dependências do Hospital. Resta agora a formalização do contrato, alguns ajustes internos, e o Hospital Santa Cruz voltará a funcionar”, destacou o Prefeito.
Após o almoço, a Sra. Leandre Dal Ponte, Secretária de Estado da Mulher e da Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, participou do evento.
????Assessoria de Imprensa

Assessoria

27/11/2023