Notícias

Rio Bonito do Iguaçu - Curso de Apicultura Avançado – Produção de Rainhas e Própolis, Realizado Através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente

`

SENAR – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, DESENVOLVE CURSO DE APICULTURA AVANÇADO – PRODUÇÃO DE RAINHAS E PRÓPOLIS, REALIZADO ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE DE RIO BONITO DO IGUAÇU.

 

A semana do 13 a 17 de Novembro/2023, foi uma semana em que os apicultores de Rio Bonito e região participaram do curso de apicultura avançada de rainhas e própolis, curso oferecido através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente.
O curso ministrado pelo o professor Angelo Daniel Valoto, voltado ao apicultor paranaenses que pretende se aprimorar no manejo e melhorar sua produção apícula. A produção de abelhas-rainhas oferece ao apicultor uma oportunidade singularmente favorável para influenciar o futuro comportamento e desempenho produtivo das suas colmeias e aumento de produção de mel.
Neste curso são apresentados vários conteúdos, como: biologia e manejo de abelhas, métodos de produção de própolis e todos os segredos necessários para a produção e substituições das abelhas rainhas e multiplicação de enxames, de modo a buscar sempre altas produtividades de mel. Após fazer esse treinamento o produtor rural poderá manter seu apiário com grande capacidade produtiva, controlando periodicamente a idade das rainhas e realizando as trocas quando necessário.
Os apicultores relataram que o curso foi de extrema importância para melhorar a produção, onde os apicultores iram poder colocar em pratica o aprendizado. Gilmar Zanotto responsável por trazer o curso e também presidente da Associação dos Apicultores de Rio Bonito do Iguaçu – APIRBI, reforçou sobre o quanto é importante a atividade da apicultura para nosso bioma e também a fins medicinais e alimentícios, proporcionando uma renda alternativa aos apicultores, melhorando a qualidade de vida das famílias.

Assessoria

21/11/2023