Notícias

Município de Ibema atinge 90,02% de transparência pública

`

Na última segunda-feira (13), o TCE PR – Tribunal de Contas do Estado do Paraná divulgou o resultado de uma pesquisa aplicada por todos os TCE’s brasileiros, a constatação da pesquisa é que o índice de transparência dos portais públicos no brasil é de 57,92%, entretanto Ibema aparece em 80º no Ranking dos 399 municípios do Paraná, com 90,02% de transparência pública.

 

O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2019.
O intuito principal da compilação do índice é que a administração pública, no Estado do Paraná, possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. Objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados.
O objetivo da transparência pública é que o site dos municípios não seja um labirinto. Deve ser de fácil acesso e entendimento e que tragam todas as informações que são relevantes para o conhecimento do governo e dos cidadãos.

Assessoria

17/11/2023