Notícias

Reserva do Iguaçu - Programa De Educação Ambiental: Produção De Abelhas Com Ferrão

`

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural e IDR-PR, desenvolve várias atividades em prol do Meio Ambiente, uma delas é a ‘Criação de abelhas e Produção de Mel’. Esse projeto coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente envolve diretamente famílias que queiram se dedicar a essa atividade como mais uma alternativa de renda nas propriedades rurais. Juntamente com esse Programa, também foi buscado treinamentos e capacitações com cursos de aperfeiçoamento em manejo com as abelhas de ferrão contemplando várias Comunidades rurais, tais como Soares, Fátima, Paineira, Bahia, Barrero, Santo Antão, e São José. Além dos cursos junto ao SENAR – Serviço Nacional da Aprendizagem Rural.

 

Com iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, será implantado um APIÁRIO PÚBLICO, com intuito exclusivo de fomentar os interessados em começar a criação de abelhas com ferrão, além de instituir a Educação Ambiental na prática com o incentivo a criação de abelhas e produção de mel. Esse Projeto deverá funcionar da seguinte forma: quem quiser obter uma colmeia para iniciar a criação de abelhas, receberá uma mediante assinatura de um Termo de Compromisso, datado e assinado pela Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura municipal e fomentado (agricultor do município que aderir ao Programa/Projeto).
Após 02 anos o agricultor deverá devolver uma colmeia para ser repassado a outro produtor que queira entrar no Programa. Todos que aderirem ao Projeto receberão orientações técnicas de manejo e produção de mel por parte da prefeitura municipal. Dessa forma deveremos atender, na medida do possível, todos os interessados na criação de abelhas no município de Reserva do Iguaçu.
Na ocasião do curso foi comentado a necessidade de uma Casa do Mel para a Comunidade do Soares e outra na do Fátima, situação esta que será apreciada pela Administração municipal. Essa obra, a Casa do Mel, constitui-se em um ‘gargalo’ no êxito e desenvolvimento da atividade apícola, pois a extração do mel sem danificar a cera é fator crucial para o aumento da produtividade.

Assessoria

03/11/2023