Notícias

Reserva do Iguaçu - Projeto De Educação Ambiental Nas Escolas E CMEIS - Compostagem No CMEI Anjo Da Guarda

`

O Programa de Educação Ambiental continua acontecendo em nosso município. Com iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e total apoio da Administração Municipal foi implantado mais um centro de compostagem para dar continuidade ao Projeto de transformação dos resíduos orgânicos produzidos em nossas instituições de ensino.

 

Desta vez o CMEI Anjo da Guarda da Vila Copel foi contemplado. Vale ressaltar que pelo fato da produção do composto orgânico oriundo da decomposição desses resíduos também faz-se necessário a implantação de uma HORTA ESCOLAR. Tão logo tenhamos esse composto pronto será dado início a implantação da horta para conscientizar a todos e dar destino a esse adubo produzido.
Além do envolvimento da equipe de professores e funcionários também todos os aluninhos que frequentam a instituição serão atendidos conforme salientou a Secretária de Educação do município a Sra Daniele Caldas. Ainda serão orientados para que eles estendam esse aprendizado em casa haja vista a contínua orientação por parte da prefeitura através dos técnicos que darão todo apoio necessário até que consigam implementar de forma correta, funcional e contínua esse projeto ambiental de subsistência e de respeito ao Meio Ambiente como um todo.
Dentro desse contexto a Secretaria de Meio Ambiente não mede esforços para que esses projetos de Educação Ambiental aconteçam, pois, essa iniciativa de dar destinação ambientalmente correta de todo resíduo orgânico, é uma das principais preocupações em relação ao manejo de resíduos sólidos conforme salientou o Sr. João Mathias Guimarães Danguy, Secretário da pasta, pois esse comportamento repercute em maior vida útil do Aterro Sanitário Municipal haja vista o menor volume de resíduos sólidos depositados nas valas diariamente.
Com essa iniciativa damos um passo a mais rumo a AUTOSSUSTENTABILIDADE AMBIENTAL e SOCIAL. Pra isso é importante que o poder público se faça presente, pois é um compromisso compartilhado com a sociedade civil organizada dar o destino correto a todos os resíduos sólidos que produz.
Importante destacar que essa iniciativa vem ao encontro da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, de nº 12.305/2010 regulamentada pelo Decreto 7.404/10, que propõe a prática de hábitos de consumo sustentáveis. Essa foi um marco muito importante para política ambiental brasileira, pois incentiva o descarte dos resíduos de forma correta e compartilhada, além da reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos produzidos. Esse processo ecológico de natureza cíclica por se tratar de um importante princípio da Ecologia retrata a realimentação dos ecossistemas e são considerados vias importantes pelas quais os nutrientes terão condições de serem continuamente reciclados.
Dentro da consciência ambiental que todo ser humano deverá implantar em sua vivência, a segregação dos resíduos produzidos deverá ser a primordial para que o Equilíbrio Ambiental não seja comprometido e tão pouco a existência da vida no Planeta não seja afetada. Pois do contrário, e, em um futuro próximo poderá ocorrer um processo catastrófico sem precedentes colocando a humanidade em rota de extinção pelo próprio comportamento sem critério ambiental.

Assessoria

03/10/2023