Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - IDR-PR conclui curso com método Kaizen “5S” para propriedades e empresas rurais

`

A capacitação atua na implantação de cinco etapas: senso de utilização, senso de ordenação, sendo de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina

 

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), escritório de Espigão Alto do Iguaçu encerrou recentemente o curso que aplica o método Kaizen “5S”, em propriedades e empresas rurais.
Um técnico do O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), aplicou metodologias desenvolvidas, que consiste na eliminação de desperdícios, organização e limpeza do ambiente de trabalho utilizando soluções simples e criativas por meio da formação de grupos com diversas funções e níveis hierárquicos na empresa.
De acordo com o gerente do IDR-PR local, Alcindo Penso, o método Kaizen tem como princípio a melhoria contínua dos processos, seja no trabalho, em casa ou na sociedade, gerando melhorias tanto profissionais quanto pessoais, e que não são limitadas a áreas específicas, ou seja, todos os locais, processos e atitudes podem ser melhorados constantemente e continuamente, sendo assim, é uma metodologia aplicável em todos os aspectos, inclusive em propriedades e empresas rurais.
MÉTODO KAIZEN
Na aplicação das técnicas o instrutor do Senar, Albertino da Silva Holek visitou algumas propriedades no interior do município, dando dicas e orientações técnicas.
Segundo ele o método Kaizen, também conhecido como “5S”, é um método de origem japonesa com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a produtividade no meio em que é aplicado. A metodologia aplicada na capacitação se baseia na implantação de cinco etapas: senso de utilização, senso de ordenação, sendo de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina.
Durante o curso de 40 horas do SENAR-PR são realizadas aulas teóricas em grupo e visitas individuais em cada propriedade, em que o instrutor dá suporte aos participantes para implantarem as etapas do 5S, com planos de ação adaptados para a realidade das atividades de cada um.
O curso contou com apoio da prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu e da Cooperativa de Créditos Sicredi.
Fonte: SENAR-PR

Assessoria

03/10/2023