Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Senar e IDR-PR concluem curso de doces e geleias para mulheres agricultoras

`

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR) e o escritório do Instituto Desenvolvimento Rural (IDR-PR), de Espigão Alto do Iguaçu realizaram na última semana o curso de geleias, doces de corte e doces pastosos, que fazem parte da identidade cultural da vida no campo.

 

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Alcindo Penso, participaram das atividades 12 mulheres, todas agricultoras.
No curso, o participante aprende a fazer alimentos que além de deliciosos são uma forma de aproveitar frutas excedentes na produção da época (safra). Assim, é possível diversificar o cardápio no dia a dia da alimentação familiar.
Os participantes aprenderam sobre a importância da higiene na manipulação de alimentos, cuidados com os perigos físicos, químicos e biológicos, qualidade da água, controle, preparo dos alimentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento, informações necessárias para boas práticas no preparo de alimentos no dia a dia. Nas 16 horas de curso, 12 horas são destinadas para fazer os doces na prática. O curso é voltado a produtores e trabalhadores rurais, além de integrantes da família.
O prefeito Agenor Bertoncelo e o secretário de Administração Flávio Dreher prestigiaram marcando presença no encerramento do curso.
As frutas, alimentos e materiais necessários para a realização do curso foi fornecido pela prefeitura de Espigão Alto.

Assessoria

25/09/2023