Notícias

Espigão Alto é sede de encontro de secretários municipais de Saúde que compõem o CRESEMS

`

Este foi o 1º encontro descentralizado para levantamento de propostas e apresentação de relatório com objetivo de melhorar a qualidade no atendimento em saúde nos municípios

 

A cidade de Espigão Alto do Iguaçu esteve movimentada na última terça-feira (19), com a presença de secretários e técnicos em saúde, dos municípios que compõem a 10ª Regional de Saúde, de Cascavel.
De acordo com o anfitrião do evento, o secretário municipal de Saúde de Espigão Alto, Jocemar Mendes de Jesus, este foi o 1º encontro descentralizado, com uma pauta extensa de discussões e decisões.
“Acredito que o encontro veio num momento de importante conquistas para setor de saúde do município, como também de toda região. Onde tivemos a presença da direção do Cisop, assessora Priscila, que representou o deputado federal Beto Preto”, destacou Jocemar.
O secretário comentou algumas pautas importantes, entre eles: Qualicis- um programa que destina recursos do governo do Estado, para que os municípios possam gastar com os serviços médicos no Cisop. Onde havia algumas dificuldades dos municípios em cumprirem as metas exigidas. No encontro foram feitos alguns alinhamentos para sanar as dificuldades.
“Outro ponto importante tem sido a participação dos secretários municipais nos eventos em Curitiba e nos congressos nacionais. Pois assim nós temos voz e vez nas decisões. Como também nas definições de estratégicas e recursos aos municípios. Porque para falar em saúde pública temos que lembrar que foi o tempo onde o secretário ficava atrás de mesa carimbando fichas para exames médicos, a nossa realidade hoje exige muito mais dos secretários e suas equipes de trabalho”, enfatizou.
O presidente do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (CREMEMS), Edevilson Tomas Fabricio disse que esses encontros servem para conhecer a realidade do sistema de saúde de cada cidade inserida ao conselho, onde todos sofrem com a falta de hospitais, ficando numa dependência dos atendimentos e serviços da 10ª Regional.
ALMOÇO E VISITAS
A administração municipal ofereceu um almoço regado de “Ovelha Enfarinhada”, aos convidados e depois do almoço aos membros do CREMEMS visitaram o Núcleo Universal do Paraguaios e Aldeia Indígena do Pinhal.
Durante o evento servidores municipais de Espigão Alto prestaram homenagens ao secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus pela passagem do seu aniversário.
Prestigiaram o encontro o prefeito Agenor Bertoncelo, vice-prefeito José Zgoda, vereadores, secretários municipais e servidores.

Assessoria

25/09/2023