Notícias

Pinhão - Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária conta com seis colônias de espécies de Abelhas sem ferrão nativas da nossa região

`
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – SMAP conta com seis colônias de espécies de abelhas sem ferrão, as quais são nativas da região e da nossa mata. Sendo as espécies:
Jatai – Tetragonisca angustula, Irai – Nannotrigona testaceicornis, Mirim – Plebeia spp, Manduri – Melipona marginata, Guaraípo – Melipona bicolor schencki e Mandaçaia – Melipona quadrifasciata.
O Brasil possui mais de 300 espécies de abelhas-sem-ferrão, muitas destas conhecidas e outras ainda pouco estudadas, que possuem seus nomes de origem indígena, pois o povo indígena quando do descobrimento do Brasil já possuíam em seu convívio as mesmas.
Principais objetivos das colônias na Secretaria é a demonstração das espécies que são nativas, e as quais podem ser criadas em qualquer ambiente, pois as mesmas não atacam como é o comportamento da abelha Apis melífera a qual possui a capacidade de ferroar, esta que é de origem Africana.
Desta forma, através de visitas ao Meliponário da Secretaria de Agricultura visam o aprendizado, com o foco na preservação destas espécies nativas e também a preservação da vegetação, as quais fornecem floração e alimento para as mesmas, onde vegetação e abelha corroboram na preservação do ambiente.

Assessoria

12/09/2023