Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Colégio Ceanc desenvolve projeto para conscientização de medicamentos vencidos e em desuso

`

ENGIE NA COMUNIDADE

 

A unidade escolar tem sido referência e destaque no Território da Cantuquiriguaçu pelos projetos desenvolvidos nas áreas socioambientais, culturais, esportivas e pedagógicos
Um dos colégios estaduais do Núcleo Regional de Laranjeiras do Sul, que tem sido referência em ações socioambientais, culturais, esportivas e projetos pedagógicos é o Álvaro Natel de Camargo (Ceanc), de Espigão Alto do Iguaçu.
Entre os projetos de inovação e de transformação é o “Medicamentos vencidos ou em desuso, o que fazer?”, numa parceria com a empresa Engie Brasil, prefeitura e secretaria municipal de Saúde.
De acordo com o diretor do Ceanc, Emerson Rodrigues, o projeto tem como objetivo principal conscientizar e orientar a população do município sobre o descarte correto de medicamentos e os malefícios da automedicação.
“Alcançamos todos os objetivos propostos, desde distribuição de panfletos, palestras em escolas, comunidades e grupo Sami (Terceira Idade). Coletamos mais de 45 quilos de medicamentos. conscientizamos praticamente 100% da população”, argumentou o diretor.
O educador destaca que o projeto terá continuidade através da parceria firmada com a secretaria municipal de Saúde.
Estão envolvidos no projeto:
Emerson Clodoaldo Rodrigues (Diretor), alunos participantes 2ª Série a Ensino Médio. Coordenadores: Gabriel Silva dos Santos e Norma Zalevski.
DESCARTE ADEQUADO
O Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem feito campanhas de conscientização para o descarte adequado evita impactos ambientais, como a contaminação do solo e das fontes de abastecimento de água.
Somente em 2022, foram mais de 3 mil pontos de coleta de medicamentos implantados no Brasil, fazendo com que 53 toneladas de remédios deixassem de ser descartados de maneira inadequada.
A população também pode buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a secretaria municipal de Saúde para tirar dúvidas sobre pontos de coleta.

Assessoria

05/09/2023