Notícias

Inauguração das Novas instalações do Posto de Bombeiros Comunitários de Pinhão

`

Aconteceu no dia 31 de Agosto , na sede dos bombeiros comunitários a inauguração das novas instalações e entrega de um veiculo Toyota e comemoração aos 17 anos de existência do PBC –Pinhão.

 

Uma cerimônia conduzida pela capitã Karen Pedrosa Pulga ao som da Banda Sinfônica de Pinhão por meio da batuta do Maestro Rodrigo Santos , que contou com as mais altas patentes do comando de bombeiros do Paraná, dentre eles o Tenente Coronel Antonio Schinda Comandante do 3º CRBM, Tenente Coronel José Adriano Spak Comandante do 12º GB, Tenente Coronel Gerson Candido da Rocha da Desfesa Civil Estadual e Comandante do PBC –Pinhão - Cabo Jorge Luiz Szumilo, além de autoridades como o Deputado Estadual Artagão de Mattos Leão Junior, Luiz Martins representante do Deputado Federal Rodrigo Estacho, Dirceu de Oliveira representando a Deputada Cristina Silvestre, Prefeito Municipal de Pinhão Valdecir Biasebetti, Vereadores Jean Dellê, Vinicius de Oliveira, Alexsandro Camargo, Pedro André Lupepsa e Edson Francesconi, Secretários Municipais Juliana Tesseroli da Administração, Cleverson Mulhstedt das Finanças, João Maria Camargo da Educação, Alain Cesar Abreu da Saúde, Jocelino Alves da Industria e Comercio, Wilcar Parabox Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Króis Sampietro Prestes da Infraestrutura, Jair Gonçalves “Taquara” do Esporte e Mayara Sant’Anna da Assistência Social.
O Prefeito Valdecir Biasebetti recebeu das mãos do Tenete Coronel Gerson Candido da Rocha da Desfesa Civil Estadual e da ADC Solange Druchak, um símbolo de reconhecimento e agradecimento pelo apoio prestado á Brigada Comunitária de Pinhão.
Após a falas das autoridades que foram norteadas pela dedicação dos Brigadistas e por Pinhão continuar sendo exemplo para todos os PBCs regionais, agradeceram por mais essa obra com o apoio total da Administração Municipal e unidos diante das autoridades estaduais foi reivindicado a renovação da frota , um sonho que breve será realizado. Em seguida das falas e descerramento da Placa Inaugural, foi realizada a benção das instalações pelo Padre Tadeusz Stanislaw Semmerling Pároco da Igreja Matriz e Pelo Pastor Marcelo Santos Machado da Igreja Presbiteriana.
O Posto de Brigada Comunitária conta com 5 viaturas, sendo:
UM CAMINHÃO DE COMBATE A INCÊNDIO, ABT -12 do ano de 2006, UMA AMBULÂNCIA PARA ATENDIMEMTO DE VITIMAS DE ACIDENTES ENTRE OUTROS DO ANO DE 2012,UM CAMINHÃO TANQUE DA PREFEITURA QUE AUXILIA NO COMBATE Á INCENDIOS COM APOIO DE AGUA; UM VEÍCULO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR PARA DESLOCAMENTOS EM APOIO DE OCORRÊNCIAS E SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO GESTOR DO POSTO, E AINDA UMA TOYOTA PARA BUSCA E SALVAMENTO, INCÊNDIOS AMBIENTAIS COM UM CONJUNTO DE COMBATE A INCÊNDIO A QUAL OFICIALIZAMOS A ENTREGA NA DATA DE HOJE.
Nesses 17 anos de história foram atendidos um total de 12.720 ocorrências, sendo dessas:
- 7.610 atendimentos pré-hospitalar;
- 1.764 Incêndio em edificações;
- 3.346 atendimentos dos mais diversos, entre eles, capturas e remoção de animais, incêndios ambientais, palestras, atendimento em eventos climáticos, busca e salvamento.
Com tanta dedicação à comunidade do Pinhão a Prefeitura municipal entendeu a necessidade de melhorar as condições das instalações do Posto, garantindo melhores condições de trabalho para os brigadistas comunitários e melhor atendimento a população.
Então no ano de 2022 a 2023, foi realizada a ampliação do Posto de Brigada Comunitária: aumento do alojamento masculino, novos banheiros, sala para o setor administrativo, ampliação do refeitório, rampa para guardar todas as viaturas evitando desgaste pelas intempéries, construção da lavanderia e setor de assepsia dos materiais de APH, bem como foi criada uma sala para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, onde nela, será gerenciada as questões operacionais de eventos climáticos que assolam essa região. A área de ampliação é de 235m2 totalizando a área do Posto em 475m2. Com investimento de 312.917 reais provenientes do FUNREBOM e ainda com apoio de, fundamental importância, da Secretaria de Administração com repasse de materiais para construção da calçada e pintura do bloco A e salas.
Por fim os Brigadistas Comunitários deixam um recado para toda a comunidade do Pinhão:
“Sempre procuramos atender a todos com SERIEDADE, EQUILÍBRIO, TRANQUILIDADE e SEGURANÇA, para manter - se a estabilidade e o bem estar social. É uma grande satisfação poder servir nosso povo em momentos de fragilidade.

Assessoria

04/09/2023