Notícias

XXII Cavalgada Da Integração 2023 - Candói – PR

`

O tropeirismo surgiu como uma nova atividade comercial com finalidade de promover a interligação dos polos econômicos do Brasil. As mercadorias importadas e alimentos eram trazidos no lombo de mulas e cavalos que cortavam várias trilhas capazes de integrar diferentes pontos da geografia nacional.

 

Quando começou o tropeirismo no Paraná?
No século XVII, por volta de 1750.
O Tropeirismo, que em Sorocaba teve início por volta de 1750, com a instalação do Registro de Animais em Sorocaba, tornando-se uma sistemática passagem de tropas xucras ou arreadas e, consequentemente, a realização de grandes feiras, famosas em todo o país e que normalmente, duravam de dois a três meses.
Quando surgiram os tropeiros?
Os tropeiros eram condutores de tropas de cavalo ou mulas, que atravessavam extensas áreas transportando gado e mercadorias. Os percursos podiam durar várias semanas e envolvendo regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
O que foi o tropeirismo no Brasil?
O tropeirismo, cujo termo deriva de tropa, foi uma atividade itinerante desenvolvida por grupos de homens, os tropeiros durante a época colonial do Brasil.
A descoberta das minas de ouro de Minas Gerais teve como uma de suas consequências a grande demanda de gado equino e vacum. Recorreu-se então aos muares xucros da região missioneira do sul, tocados pela estrada Viamão Sorocaba, aberta em 1731.
No Paraná os tropeiros foram importantes na ocupação do segundo planalto. Os tropeiros muitas vezes precisavam pernoitar em pontos do percurso esperando a chuva estiar, ou nível dos rios abaixarem; isso gerava a necessidade de estoque de alimentos, disponibilidade de ferramentas e materiais para acampamento.
O fluxo constante de pessoas ao longo da rota somado a esses acampamentos criava oportunidade para estabelecer comércio, nucleando pontos de urbanização.
E num destes pontos de parada e estrada de tropas se levantou nossa cidade “CANDÓI”...
... E em 2003 através da lei no. 0528/2003 definiu o “CHARQUE” como prato típico do município, mas foi em 1998...
Idealizada pelos Senhores Edison Soares de Araújo, Carlos Alberto Freitas, Éderson Soares Araújo, Roque Batista, Nerci Ceríaco de Oliveira Lopes e Alexandre Marcondes idealizaram, organizaram e realizaram a I Cavalgada da Integração e no seu encerramento a abertura oficial da I edição da tradicional Festa Nacional do Charque, que com a ajuda e participação de tantos outros colegas amantes da tradição que estiveram juntos.
CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO, POR QUÊ?
Porque o evento nasceu com o intuito de INTEGRAR os moradores do campo e da cidade, e também a abertura para grupos de cavaleiros de outros municípios da região e até mesmo de outros estados da federação, que se INTEGRAM e percorrem o interior do município cavalgando e revivendo a tradição que perpassa de pai pra filho.
Muitos outros nomes coordenaram as edições seguintes da cavalgada da integração, revivendo as tradições e repassando o amor pelas coisas simples da vida, sair cavalgando nessa interação homem natureza, sem luxo nem conexão com redes e aplicativos... E nesse ano realizaremos a 22ª. Edição dando abertura a XVIII FESTA NACIONAL DO CHARQUE e das comemorações dos 33 anos de emancipação do nosso município...
Aproveitamos essa divulgação para mostrar nossas belezas naturais. Visite Candói, invista aqui...
Parabéns tropeiros, parabéns Candói pelos 33 anos de emancipação política...
Gestão 2021/2024
“Avante com amor e trabalho”
(Matéria por: Fredinar Barbosa Alves, Historiador, Psicopedagogo e acadêmico do curso de Jornalismo pela Uningá).

Assessoria

24/08/2023