Notícias

Pinhão - Eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para o biênico 2023/2025.

`

No dia 19 de agosto (sábado) aconteceu a eleição das representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para o biênico 2023/2025.  

 

A eleição ocorreu no mês de agosto em alusão ao AGOSTO LILÁS (mês de conscientização no combate à violência contra a mulher). A campanha Agosto Lilás, quer sensibilizar a população em geral sobre a urgência de mobilização social, cultural e política para diminuir a violência de gênero. A ideia é debater os vários tipos de crimes contra a integridade física, moral e emocional da mulher, buscar reparar as desigualdades que perpetuam o ciclo de violência, e questionar e desconstruir os comportamentos e preconceitos da sociedade que impedem o fim do ciclo de violência. 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é uma forma democrática e igualitária de participação das mulheres, em parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio de suas Secretarias Municipais e representações da sociedade civil, dividindo o poder deliberativo, consultivo e a responsabilidade pelo monitoramento das políticas públicas no município.

A eleição ocorreu conforme a Lei de Criação do Conselho, Lei Municipal nº 1.503/2009 e foi convocada pelo Decreto nº 238/2023, que estabeleceu as regras para o processo. O processo de eleição ocorreu com dez entidades concorrendo a quatro cadeiras no Conselho e teve um total de 175 eleitores participando. 

O Conselho ficou com as seguintes representações da sociedade civil:

Entidade: Candidata: 

REDE DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

CONSELHO DA COMUNIDADE ÓRGÃO DE EXECUÇÃO PENAL Titular: GRACIELE DE FÁTIMA AMARAL

Suplente: CARINE RAQUEL LOPES

FUNDAÇÃO FRANCISCA MACHADO RIBEIRO- FOCO DE LUZ Titular: ELIANA ROCHA PASSOS TAVARES DE MORAES

Suplente: PAOLA FOGAÇA DE SOUZA

IGREJA DA FÉ Titular: ANA PAULA AMARAL

Suplente: VANESSA CRISTINA DE RAMOS ROCHA ADONSKI

ACOMUPIGREJA FONTE DE VIDA ETERNA 

Titular: MARILEIA SILVEIRA ANTONICHEN Suplente: EREDIANE MACEDO DE ARAÚJO


Assessoria


21/08/2023