Notícias

Marquinho - Lançamento do Livro Infantil "Os Três Porquinhos Coloridos" Celebra Diversidade e União de Gerações

`

Na quarta-feira, dia 16, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sebastião Batista de França, em Marquinho, sediou um evento literário emocionante. O lançamento do livro "Os Três Porquinhos Coloridos" reuniu várias gerações, celebrando a diversidade na literatura.

 

A obra é fruto da colaboração entre a acadêmica de Pedagogia, Sandra Pierosan Ribeiro, sua neta de 4 anos, Emanuelle Ribeiro Malek, e a co-autora Veridiana Pierosan Ribeiro. A história reimagina o clássico conto dos Três Porquinhos, com cada porquinho representando a diversidade: o branco é deficiente visual, o indígena e o negro.
Uma característica singular é a inclusão de ilustrações para colorir, enriquecendo a experiência de leitura. No evento, as crianças dos grupos de 4 e 5 anos receberam exemplares, promovendo o amor pela leitura desde cedo.
O prefeito Elio Bolzon Junior (Juninho) enfatizou a importância do evento, afirmando: "Iniciativas assim fortalecem nosso compromisso com a educação e cultura inclusivas. A literatura é uma ferramenta poderosa para transmitir valores e promover a aceitação das diferenças desde a infância."
A trajetória para o livro é inspiradora. Emanuelle teve a ideia, Sandra deu forma e Veridiana adaptou. Aprovado pela faculdade e equipe pedagógica do CMEI, Sandra compartilhou a história em sala, culminando no lançamento.
O evento contou com Eliane Ramos Padilha, Secretária de Educação e Cultura, Noemia Cardoso, diretora do CMEI Sebastião Batista de França, professora Roberta Zochi, pedagoga Maira Jaine Pereira, equipe pedagógica do CMEI. O projeto teve apoio da Secretaria de Educação e Cultura, Governo Municipal, Marcos Ribeiro (esposo de Sandra), Rádio Piquiri FM, Agropecuária Cativa e professor Elói Carlos dos Santos, responsável pelas ilustrações.
O lançamento de "Os Três Porquinhos Coloridos" é um exemplo inspirador de como a literatura une gerações e aborda temas sociais, como a diversidade, de maneira envolvente. O evento ressaltou a importância da educação e colaboração em projetos literários impactantes.

Assessoria

18/08/2023