Notícias

Rio Bonito do Iguaçu - Viagem Técnica – APIOESTE – Marechal Cândido Rondon

`

No Município de Rio Bonito do Iguaçu –Pr. No setor agropecuário, está sendo trabalhado a atividade da apicultura, através dos seus pequenos produtores rurais, como uma alternativa para aumentar a renda familiar. Neste final de semana, dia 12 de agosto de 2023, foi organizado uma comissão de apicultores, com apoio do município para conhecer a agroindústria – Unidade de Beneficiamento de Mel, da Associação de Apicultores do Oeste do Paraná – APIOESTE, que fica localizada no município de Marechal Cândido Rondon – Pr.

 

A importância da organização dos produtores no sistema de associativismo ou cooperativismo, para melhor desenvolver a atividade apícula no município, objetivando a união, conhecimento, transferência de tecnologia, organização da associação de apicultores, tudo sobre as abelhas, e principalmente para termos um produto de qualidade natural, que possamos colocar na mesa de cada família brasileira. Para isso precisamos vender o mel e outros produtos das abelhas, através de uma Associação de apicultores organizada com Sistema de Inspeção Federal – SIF e selo de qualidade, com analise e recomendações dos produtos, um produto final embalado dentro das normas técnica vigente.
Abelhas africanizadas
Nem todos sabem, mas as abelhas são importantíssimas para a agricultura. Não apenas se responsabilizam pela produção do mel e de seus subprodutos, como são fundamentais para a manutenção e para o desenvolvimento da biodiversidade nacional, além de serem essenciais para a produção de alimentos. Isto se deve à capacidade polinizadora desses insetos, que permite o aumento da disponibilidade de frutos e sementes para a manutenção dos ecossistemas. Algumas plantas dependem exclusivamente de animais polinizadores para sua reprodução, outras se beneficiam deles produzindo frutos de melhor qualidade.
Considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar por proporcionar o aumento de renda e fixação do homem no campo, pela oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente e da sua capacidade produtiva, a apicultura está em franca expansão e precisa de estímulo e incentivo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o 11.º produtor mundial de mel e o 12.º maior exportador, conforme informações da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel).

Assessoria

16/08/2023