Notícias

Reserva do Iguaçu - Formação em Transtorno do Espectro Autista (Tea) é ofertado para Professores e Educadores da Rede Municipal de Ensino

`

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SMEEC), ofertou para 40 profissionais da rede municipal de educação a formação TEA e Ensino Estruturado para crianças e estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Autismo e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” é a base do curso desenvolvido pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SMEEC) , ministrado aos professores e especialistas da rede de ensino.
A necessidade de oferecer a formação surgiu em função da demanda das unidades escolares. Atualmente está aumentando o número de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que frequentam as escolas da rede municipal de ensino, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.
“O curso foi ofertado com certificação e a adesão foi ótima, por interesse dos profissionais em relação ao tema. A ideia surgiu em decorrência da demanda; SMEEC buscou o curso numa forma de colaborar com esses profissionais em relação a conhecimentos básicos, a estratégia de atuação no ambiente escolar e processos a serem realizados em prol do desenvolvimento das crianças com TEA”, explica a Secretária de Educação Daniele Cristina Caldas.
A ideia tomou corpo e o curso foi implementado pela SMEEC e a Psicóloga formadora Caroline Piassa. Os principais objetivos são no sentido de sensibilizar sobre a temática da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; esclarecer e desmistificar ideias equivocadas sobre o TEA; compreender a inclusão como processo natural do ser humano; conhecer as características do TEA, bem como habilidades e recursos que podem ser utilizados no atendimento em sala; reconhecer as possibilidades desse público quando pensamos em inclusão da pessoa com TEA e, por fim, vivenciar estratégias e práticas pedagógicas para sala de aula quando pensamos na pessoa com TEA.
Agradecemos a todos os educadores que participaram da formação e esperamos que todo o conhecimento seja aplicado dentro de sala de aula.

Assessoria

10/08/2023