Notícias

Laranjeiras - Secretaria de saúde iniciou capacitação para cuidadores de idosos, acamados e cadeirantes

`

 

 
 
 
A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) iniciou nesta quarta-feira, 9, no auditório da Unidade da Barão do Rio Branco, mais um curso para capacitar cuidadores de idosos, acamados e cadeirantes. Coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a capacitação visa levar informação de saúde e cuidado para dentro do domicílio. Nesta etapa, estão participando 24 pessoas, sendo aquelas que já foram cuidadores, que atuam nesta função ou que pretendem ser cuidadores futuramente. 

A capacitação contará com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes social e médicos. Durante os encontros será possível a troca de experiências da vivência como cuidador e a elucidação das dúvidas que os profissionais trazem consigo. A capacitação será realizada em 6 módulos, ministrados por profissionais de saúde, semanalmente. 

A figura do cuidador é antiga. Remete a alguém que se responsabiliza por outro cuja fragilidade requer atenção especial. A tarefa, originalmente desempenhada por um membro da própria família, adequa-se hoje às mudanças comportamentais das últimas décadas. Seja o cuidador um profissional contratado ou alguém do próprio núcleo familiar, seu papel é zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura e recreação da pessoa atendida.

No primeiro encontro, realizado nesta quarta-feira, 9, o tema abordado foi higiene e saúde bucal. 

Confira o cronograma completo da capacitação 
-Módulo II – Data: 16/08/2023 - O papel do cuidador/Urgências no domicílio/Higiene corporal e cuidados com a pele.
-Módulo III – Data: 23/08/2023 - Alimentação saudável/Disfagia.
-Módulo IV – Data: 30/08/2023 - Efeitos da imobilidade e importância do movimento/Prevenção de quedas/Orientação sobre medicação.
-Módulo V – Data: 06/09/2023 - Direitos sociais/Tipos de violência.
-Módulo VI – Data: 13/09/2023 - Demências/Encerramento.

Assessoria

10/08/2023