Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Sicredi faz evento para apresentar resultados da arrecadação e compra de equipamentos para o programa Celebrar a Vida

`

Os valores arrecadados estão sendo destinados para compra de máquinas coletoras de leite materno e equipamentos para uma sala de coleta

 

Fotos: Rafaela Muniz
O Programa Celebrar a Vida desenvolvido pela secretaria municipal de Saúde e Cooperativa Sicredi de Espigão Alto do Iguaçu, que deu mais um passo nesta semana, com entrega das máquinas coletoras de leite materno elétricas e equipamentos para criação de uma sala de coleta do líquido.
Numa iniciativa do sistema Sicredi, foram feitos arrecadação entre os associados e doações voluntárias na campanha “Faça um pix solidário e ajude a salvar uma vida”. Onde ao todo foram arrecadados R$ 5.373,00.
“A ação mostrou a importância do cooperativismo. No Sicredi sempre no mês de julho nós temos uma data especifica para isso, mas intendemos que apoiar essa causa do incentivo ao aleitamento materno, que contribuiu num maior envolvimento dos cooperados. O mais importante que esse programa vai salvar vidas”, enalteceu a gerente do Sicredi, Adriana Gazaniga Klos.
O secretário municipal de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus conta que nesse programa a equipe de saúde do município oferece o apoio e o cuidado total com as gestantes desde o início do pré natal até a criança atingir o primeiro ano de vida.
“O programa é a menina dos olhos da nossa gestão pois dentro dele existe a iniciativa de orientar as mãezinhas a serem doadoras de leite materno, há algum tempo nossas enfermeiras abraçaram essa causa e já vem desenvolvendo esse trabalho”, destaca o secretário.
Ele lembra que a secretaria não tinha uma estrutura para fazer mais e melhor por essas mães, que graças ao apoio da Cooperativa Sicredi a ação realizada foi conquistada 12 máquinas coletoras de leite materno elétricas, 1 freezer, 1 poltrona e 1 mesa.
“Agora Espigão Alto conta com um Posto de Coleta de Leite Materno e isso vai fazer a diferença na vida de todas as crianças que estiverem nos hospitais precisando desse alimento que é o mais completo do mundo”, frisou.
A cerimônia de entrega de equipamentos contou com a presença do prefeito Agenor Bertoncelo, o secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, as enfermeiras: Graziane e Waleria, que receberam das mãos do presidente da regional do Sicredi Orlando Mufato, equipe de colaboradores da cooperativa e convidados.
BEBÊS PREMATUROS
A importância do leite materno para qualquer bebê ninguém discute, mas para um que nasceu antes do tempo, os estudos provam, ele é ainda mais especial. O leite materno é o único alimento que tem anticorpos que protegem o bebê prematuro contra doenças, mais comuns de ocorrerem do que num bebê a termo. O leite materno tem ainda nutrientes especiais para fazer o bebê crescer. E como o prematuro ainda não tem o sistema digestivo em pleno desenvolvimento, o leite materno é mais fácil de ser digerido e ajuda a completar o funcionamento do sistema digestivo deste bebê.
o aleitamento materno é essencial para o bom desenvolvimento do bebê. Seus benefícios vão desde fortalecer a imunidade do recém-nascido a evitar o estresse e ansiedade. E ao voltarem para suas rotinas de trabalho, muitas mães passam a buscar alternativas para não interromperem precocemente a amamentação de seus pequenos. Para isso, tirar leite e armazená-lo passa a ser uma opção útil e super necessária. Porém, com isso, também surgem diversas dúvidas em relação a esse tema.
A extração de leite não só não reduz a quantidade de leite, como ainda estimula constantemente a sua produção.
Além de ajudar as mães que voltaram a trabalhar, a retirada de leite também é uma alternativa para aumentar a produção, ajudar a fazer estoque de leite e, até mesmo, facilitar na alimentação de um bebê prematuro que ainda está aprendendo a sugar.
SEJA UM PARCEIRO DESTA CAUSA
O secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, parabenizou a Cooperativa de Crédito Sicredi, pela iniciativa em apoiar esta causa. “Juntos vamos desenvolver um brilhante projeto sobre a doação de Leite Materno, sabendo da grande demanda e da falta desse alimento que é considerado o melhor do mundo, as mães de Espigão Alto poderão ajudar alimentar as crianças que estão nos hospitais e nas UTI´s neonatal da região”, explicou Jocemar.
Destacando que a doação de leite materno vai fazer a diferença na vida das crianças e das famílias de toda nossa região, a necessidade é grande e o município pode dar a sua parcela de contribuição nessa causa.
Jocemar agradeceu os cooperados e voluntários que participaram da campanha, fazendo as doações.

Assessoria

04/08/2023