Notícias

Catanduvas - XV Conferência Municipal de Assistência Social

`

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS do Município de Catanduvas/PR em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no dia 27 de junho de 2023, às 13h no Centro Cultural Municipal Roseli do Rocio Mosselin de Oliveira, a XV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e SUAS que queremos”

 

O evento contou com a participação de autoridades municipais, dos Conselheiros Municipais de Assistência Social, representantes governamentais, entidades, trabalhadores do setor, usuários da Assistência Social e convidados.
Na oportunidade foi realizada uma apresentação cultural com as crianças e adolescentes que frequentam o grupo de capoeira DRAGON do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV desenvolvido no CRAS, com o professor Willian Silva. Destaca-se também que os alunos da oficina de grafite realizaram uma arte que foi exposta na Conferência.
A palestra foi ministrada pela Psicologa Lucimaira Cabreira, trabalhou sobre o tema da Conferência e os 5 eixos temáticos:
1 – FINANCIAMENTO; 2 – CONTROLE SOCIAL; 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE SEGMENTOS: Como potencializar a participação popular no SUAS; 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS e 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA.
Posterior houve levantamento e aprovação de propostas de ações municipais, estaduais e federais, as quais serão encaminhadas a Conferência Estadual que será realizada entre os dias 3 a 5 de outubro de 2023 no Município de Cascavel/PR.
Houve eleição das entidades não governamentais para a nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social, sendo duas entidades, Associação Pestalozzi de Catanduvas e a APMIF – Associação de Proteção a Maternidade, Infância e ao Idoso de Catanduvas. Da classe usuária, será um usuário do CRAS e um trabalhador do setor vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Também houve eleição de um representante governamental que participará, na qualidade de delegado da XIV Conferência Estadual de Assistência Social.
A Comissão Organizadora da Conferência, agradece a todos que participaram desse importante momento de consolidação da politica da Assistência Social do Município.

Assessoria

29/06/2023