Notícias

Pinhão - Agentes de saúde promovem educação em saúde sobre doenças transmissíveis nas escolas e comunidades

`

 A semana que se passou, foi agitada para os agentes de saúde que participam do curso técnico “saúde com agente” promovido pelo ministério da saúde em parceria com os estado e municípios, através da universidade federal do Rio Grande do Sul, ministrado no nosso município pelas preceptoras Makcine e Muriel.

 

São em média 40 profissionais que estão participando do curso, o qual tem por objetivo qualificar esses profissionais para atender a população de forma ainda mais instruída e qualificada. Para as atividades foram divididos em grupos e levaram para grupos específicos assuntos de relevância para a nossa comunidade.
O assunto dengue que é um grande problema de saúde endêmica foi abordado para os alunos do colégio CEEBJA. Logo, os alunos do colégio Bento Munhoz da Rocha, receberam orientações referentes a prevenção da mononucleose “doença do beijo” doença muito frequente na faixa etária dos adolescentes. Para os aluninhos da escola Água Verde, foi orientado a respeito dos cuidados com a gripe e resfriados, frisando a prevenção entre os pequenos.
Nos demais locais, ESF Ribeiros, Todos os Santos, Vila Caldas, Guarapuavinha e Pocinhos, foi orientado a respeito da sífilis e HIV para gestantes e idosos, já que é uma doença que tem aumentado muito em nosso município. E por fim, o ESF Faxinal dos Silvérios trabalhou com a prevenção da trichomoniase, doença que tem afetado a região. O critério de escolha dos temas foi conforme a necessidade da região. As preceptoras Makcine e Muriel comentaram o quanto que é nítido o estímulo que o curso traz para os agentes de saúde, que após o início das atividades foram retomando os grupos de saúde, os quais desde a pandemia estavam parados.
A secretaria de Saúde apoia a qualificação dos profissionais e não mede esforços para dar continuidade para projetos como esses.

Assessoria

28/06/2023