Notícias

Pinhão - Equipe da unidade de Saúde do ESF São Cristóvão receberam uma homenagem do Secretário de Saúde Alain Cesar Abreu

`

 Equipe da unidade de Saúde do ESF São Cristóvão receberam sexta-feira dia 16/06 uma homenagem do Secretário de Saúde Alain Cesar Abreu e da coordenadora da Atenção Primária Meuri Macedo, pelo destaque obtidos nos resultados dos Indicadores de desempenho de Saúde, na avaliação do 1.º Quadrimestre de 2023 do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.

 

O Programa Previne Brasil tem o objetivo de melhorar e aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes a população efetivamente cadastrada nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com o grau de desempenho assistencial. O financiamento federal para a Atenção Primária à Saúde é baseado em 7 indicadores. Cada município recebe o recurso financeiro conforme as metas alcançadas em cada indicador de saúde.
O Secretário Alain Parabeniza todos os profissionais de atenção Primária pelos resultados obtidos, afirma que o município vem evoluindo significativamente nos indicadores de saúde, todas as Equipes de ESFs vêm trabalhando arduamente para atingir as metas estabelecidas pelo ministério da saúde, buscando melhorar a assistência e qualidade dos serviços prestados a nossa população, refletindo diretamente no financiamento da Atenção Básica do Município. Finaliza.
A avaliação dos indicadores é realizada pelo ministério da saúde a cada quatro meses, referentes às ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas.
Sendo assim, o Município recebe o repasse do Governo Federal para custear os serviços da Atenção Primária conforme o comprimento das metas dos indicadores de desempenho.

Assessoria

21/06/2023