Notícias

Ibema - Prefeita Viviane Comiran participou da Visita Técnica da Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná.

`

 

 


 Na manhã do dia 02 de junho, a Prefeita Viviane Comiran compareceu na comunidade Cristópolis e Nova Esperança para a Visita Técnica da Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná.

 

A fazenda Formiga, que fica localizada entre o município de Ibema e Catanduvas, foi ocupada em 27 de agosto de 1989 por cerca de 300 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, algumas famílias da ocupação moram lá desde então. Atualmente 92 famílias vivem no assentamento.
A visita foi marcada após o Juiz de Direito Dr. Leonardo de Souza Santos, decidir nos Autos de Reintegração de Posse n.º 0000008-44.1989.8.16.0065, com origem na Vara Cível de Catanduvas.
O intuito da visita era conhecer não somente a área em litígio, mas especialmente as partes envolvidas e suas vulnerabilidades socioeconômicas. O dialogo era de extrema importância pois só assim as autoridades lá presentes poderiam estabelecer um vinculo de confiança com os envolvidos, e por seguinte dar prosseguimento a eventual tentativa de resolução processual pela via conciliatória.
Diversas autoridades que fazem parte da comissão estiveram presentes, dentre elas, estava o juiz da Comarca de Catanduvas Carlos Eduardo de Oliveira Mendes, a promotora de justiça Julyeth Alamini dos Santos, o Desembargador Fernando Prazeres, representantes do SUDIS (Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social, do Governo do Estado do Paraná), do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), além deles, o Prefeito de Catanduvas Moises, o Presidente da câmara de Ibema Dilso Padilha, e o Presidente da câmara de Catanduvas Ricardo Barreto Salgueiro, e os vereadores dos respectivos municípios.


Assessoria

21/06/2023