Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Conferência de Assistência Social debatem programas SUAS

`

A área social tem como função garantir a dignidade as pessoas, em decorrência da sua condição sócio econômica, no município mais de 1,3 mil famílias estão inscritas nos programas sociais

 

O município de Espigão Alto do Iguaçu promoveu na última quarta-feira (14), a 13ª Conferência de Assistência Social, que teve como tema principal a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento contou com apresentações culturais e vídeo com a apresentação das ações de dois anos e meio da secretaria municipal, na atual gestão do prefeito Agenor Bertoncelo.
A palestrante Simone Beatriz Ferrari, que é Assistente Social e professora Universitária, com Pós Graduação em serviço social destacou que as conferências são importantes para tanto os profissionais como a população terem a oportunidade de apontar sugestões que visem dar mais agilidade no atendimento e adequações de alguns programas que são desenvolvidos na área social dos municípios.
“Espigão Alto tem uma equipe de profissionais muito dedicada, os programas estão sendo bem desenvolvidos, mas é importante que o prefeito Agenor Bertoncelo em parceria com Confederação Nacional de Municípios (CNM), busque a destinação de mais recursos na ampliação dos programas dentro SUAS e a contratação de mais profissionais”, enfatizou Simone.
A POBREZA AUMENTOU NO BRASIL COM A PANDEMIA
Entre 2014 e 2019, a taxa de pobreza extrema, chegou a 57,1% no Sul do País, em Espigão Alto do Iguaçu são 1.234 famílias assistidas nos programas do SUAS.
A secretária municipal de Assistência Social, Sandra Bertoncelo destaca que nestes dois anos de meio de gestão do prefeito Agenor Bertoncelo, a Assistência Social tem recebido uma atenção especial, com ações que tem como objetivo estender uma mão amiga as famílias que são assistidas pelos programas sociais.
“Neste período foram contratados novos profissionais, reformulamos toda estrutura administrativa dos órgãos públicos municipal, como Cras, Sami, Oficina de Danças e Música. Órgãos estes que atuam na linha de frente, na Ação Social e Cultural. Com objetivo maior é prestar um bom serviço as famílias e as pessoas menos favorecidas. Como também ser reconhecida pela contribuição à melhoria dos indicadores sociais, com redução das desigualdades, ampliação das oportunidades, controle social e gestão descentralizada”, observou Sandra.
A secretária ressalta que o Serviço Social enfrenta inúmeros obstáculos, numa luta diária e constante com força e união para superá-los, atingindo objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida as pessoas e a emancipações das famílias assistidas.
Prestigiaram o evento o prefeito Agenor Bertoncelo, 1ª Dama Izabel Bertoncelo, vereadores: Edimir Czechoski “Chuvisco”, Rogério Porca Véia, Solange Zgoda, Marcio Rohden e Nilson Viera. Secretário Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juscelino Vetorello, Comandante do Destacamento da PM, Valdineia Aparecida Corso e Chefe do escritório local do IDR, Alcindo Penso.

Assessoria

16/06/2023