Notícias

Reserva do Iguaçu - Projeto De Educação Ambiental Nas Escolas E CMEIS - Compostagem No CMEI Francisca Caldas

`

 Com iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e apoio da Administração Municipal foi dado início ao Projeto de transformação dos resíduos orgânicos produzidos em nossas instituições de ensino. Pretende-se com essa iniciativa dar destino adequado e ambientalmente correto de todo resíduo orgânico, sejam eles restos de alimentos processados ou frutas estragadas, cascas de frutas e papel toalha umedecido, entre outros.

 

Todo esse montante que iria para o Aterro Sanitário Municipal, agora não vai mais; pois com esse processo é possível sua transformação, juntamente com as lideranças escolares, bem como sua reutilização através do COMPOSTO ORGÂNICO, produto transformado que poderá ser utilizado na adubação dos canteiros de hortaliças escolares retornando ao processo produtivo servindo ao ser humano novamente. Ou seja, com essa iniciativa damos um passo a mais rumo a AUTOSSUSTENTABILIDADE AMBIENTAL e SOCIAL. Pra isso é importante que o poder público se faça presente, pois é um compromisso compartilhado com a sociedade civil organizada dar o destino correto aos resíduos que produz.
Essa iniciativa vem ao encontro da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, de nº 12.305/2010 regulamentada pelo Decreto 7.404/10, que propõe a prática de hábitos de consumo sustentáveis. Essa foi um marco muito importante para política ambiental brasileira, pois incentiva o descarte dos resíduos de forma correta e compartilhada, além da reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos produzidos.
A COMPOSTAGEM nada mais é do que um processo ecológico de natureza cíclica por se tratar de um importante princípio da Ecologia. A realimentação dos ecossistemas são as vias ao longo das quais os nutrientes terão condições de serem continuamente reciclados. Logo, são sistemas abertos pois todos os organismos de um ecossistema produzem resíduos, mas o que é resíduo para uma espécie também é alimento para outra, de modo que o Ecossistema como um todo permanece livre de resíduos.
Vale enaltecer que esse projeto está iniciando na CMEI Francisca da Silva Caldas, mas será implantada em todos os Centros de Excelência do município, haja vista que todos produzem resíduos orgânicos em suas atividades diárias conforme salientou o Sr. João Mathias Guimarães Danguy, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Dentro da consciência ambiental que todo ser humano deverá implantar em sua vivência, a segregação dos resíduos produzidos deverá ser a primordial para que o Equilíbrio Ambiental não seja comprometido e tão pouco a existência da vida no Planeta não seja afetada. Pois do contrário, e, em um futuro próximo poderá ocorrer um processo catastrófico sem precedentes colocando a humanidade em rota de extinção pelo próprio comportamento sem critério ambiental.
Parabéns a todos os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e aos servidores e professores do CMEI Francisca Caldas.

Assessoria

29/05/2023