Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Programa de recuperação de nascentes atende moradores da Água do Meio e Vila Mathias

`

ENGIE NA COMUNIDADE

 

A fonte recuperada beneficiou uma família em situação de vulnerabilidade social, que enfrentava falta do líquido para o consumo próprio e atividades diárias
O programa de recuperação de nascentes “Nossa Água, Nossa Gente”, de Espigão Alto do Iguaçu, iniciou nesta semana os trabalhos de restauração de fontes de águas nas comunidades: Água do Meio e Vila Mathias.
Atendendo pedido da secretaria municipal de Assistência Social, os técnicos ambientais fizeram a recuperação de uma nascente em uma propriedade, onde reside uma família que é assistida pela ação social do município, por ser família com extrema necessidade, em situação de vulnerabilidade social (extrema pobreza).
“Infelizmente eles tinham dificuldades de água para o consumo próprio e para outras atividades diárias. Temos que parabenizar atual gestão e os técnicos que estão nesta frente de trabalho, restaurando o líquido mais precioso que necessitamos, que é uma água límpida e de qualidade, que certamente vai garantir saúde e uma melhor qualidade de vida as pessoas”, disse emocionada a secretária de Ação Social, Sandra Bertoncelo.
Participaram da ação o técnico ambiental, Ladislau Stachelski, Rogério Porca Véia, Roque de Andrade e sua equipe. Devido as dificuldades de acesso a nascente foi necessário o uso de máquinas nos trabalhos.
O projeto é desenvolvido pela secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos, em parceria com a Engie Brasil, Usina Hidrelétrica de Salto Osório.
O programa de nascentes “Nossa Água, Nossa Gente”, tem como objetivo recuperar nascentes no município de Espigão Alto do Iguaçu. Com isso, promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
Nas comunidades Água do Meio e Vila Mathias estão previstos a recuperação de cerca de 20 fontes em estado de degradação, com água imprópria para o consumo humano.

Assessoria

29/05/2023