Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Alunos da escola Espigão Alto participam das ações de recuperação de nascentes e plantios de árvores nativas

`

Na sexta-feira (19) foi a vez dos alunos do 1º ano B, da escola municipal Espigão Alto, participaram das ações de preservação do Meio Ambiente, com a recuperação de nascentes e plantios de árvores nativas. Onde famílias assentadas do Recanto Feliz apoiarem as ações ambientais, que visa melhorar a qualidade de água para o consumo próprio, abastecimento das ordenhas de leite e para os animais.

 

Os alunos estiveram acompanhados pela secretária municipal de Educação, Susi Maciel Velho, professores: Bruno Olenik e Jéssica Rajewski, secretária Rozi Burei e o motorista Velter Pacífico.
Rogério Porca Véia faz parte da equipe que coordena os trabalhos dentro do programa ambiental, além da Engenheira Ambiental, Tatiane Negoceki.
O projeto é desenvolvido pela secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos, em parceria com a Engie Brasil, Usina Hidrelétrica de Salto Osório.
O programa de nascentes “Nossa Água, Nossa Gente”, tem como objetivo recuperar nascentes no município de Espigão Alto do Iguaçu. Com isso, promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
De acordo com o técnico ambiental, Ladislau Stachelski ao todo deverão ser recuperadas dez nascentes na comunidade, com atenção a produção leiteira.
Estiveram participando das ações os agricultores: Altair Rodrigues e Cléia da Rosa; Leonardo e Silmara; Gilmar e Soeli; Luciano e Édina e o Nego.
QUALIDADE DE VIDA
Proteção de nascentes melhora saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade, num projeto de captação de água e de proteção das nascentes nas propriedades rurais, no município de Espigão Alto do Iguaçu. O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenhas.
Análises laboratoriais demonstram que a grande maioria das fontes de captações de águas de nascentes estão contaminadas de coliformes fecais em níveis superiores aos permitidos para o consumo humano. Por isso a importância do isolamento das áreas que possuem nascentes naturais.
INSCRIÇÕES
As pessoas interessadas em participar do programa devem atender alguns requisitos, como: demonstrar interesse na recuperação e proteção de nascentes de água na propriedade rural; possuir Bloco de Produtor Rural em Espigão Alto do Iguaçu; não possuir débitos inscritos em dívida ativa municipal e manter a nascente recuperada protegida.
Os interessados podem comparecer na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente na Prefeitura, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, ou entrar em contato pelo telefone (46) 3553-1484.

Assessoria

22/05/2023