Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Programa Nossa Água, Nossa Gente recupera nascentes no assentamento Recanto Feliz

`

O projeto tem a Engie Brasil como parceira numa ação que pretende recuperar nascentes no município

 

A secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos, está com sua equipe de técnicos ambientais no assentamento Recanto Feliz nesta semana, numa ação dentro programa de nascentes “Nossa Água, Nossa Gente”. Que tem como objetivo recuperar nascentes no município de Espigão Alto do Iguaçu. Com isso, promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
De acordo com o técnico ambiental, Ladislau Stachelski ao todo deverão ser recuperadas dez nascentes na comunidade, onde em uma delas que atende seis famílias vai ser implantado um reservatório com cinco mil litros de água. Sendo que duas destas famílias produzem juntas mais de cinco mil litros de leite/dia.
O programa contribui nas melhorias em estradas principais, recuperação de bueiros e acessos as propriedades.
QUALIDADE DE VIDA
Proteção de nascentes melhora saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade, num projeto de captação de água e de proteção das nascentes nas propriedades rurais, no município de Espigão Alto do Iguaçu. O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenhas.
Análises laboratoriais demonstram que a grande maioria das fontes de captações de águas de nascentes estão contaminadas de coliformes fecais em níveis superiores aos permitidos para o consumo humano. Por isso a importância do isolamento das áreas que possuem nascentes naturais.
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Na sexta-feira dia 19, deverá acontecer uma ação envolvendo alunos da escola municipal Espigão Alto, com o plantio de árvores nativas, entre elas de Erva-mate.
INSCRIÇÕES
As pessoas interessadas em participar do programa devem atender alguns requisitos, como: demonstrar interesse na recuperação e proteção de nascentes de água na propriedade rural; possuir Bloco de Produtor Rural em Espigão Alto do Iguaçu; não possuir débitos inscritos em dívida ativa municipal e manter a nascente recuperada protegida.
Os interessados podem comparecer na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente na Prefeitura, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, ou entrar em contato pelo telefone (46) 3553-1484.

Assessoria

19/05/2023