Notícias

Laranjeiras do Sul recebe espetáculo “Flamenco Para Todos”, que conta com poemas de Frederico García

`

 

 
 

 
 
Com apoio da prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, Laranjeiras do Sul será palco de encontro para celebrar a cultura espanhola. O evento acontece no sábado, dia 20 de maio, a partir das 19h30, no Cine Teatro Iguassu. Sob a direção de Sandro Tueros, o espetáculo gratuito intitulado “Flamenco Para Todos” reunirá poemas do renomado escritor espanhol Frederico García Lorca, em uma fusão harmoniosa de poesia, música e dança flamenca. Além das apresentações, haverá também uma oficina gratuita que abordará a relação poética entre Lorca e a cultura flamenca. O espetáculo contará com acessibilidade em LIBRAS, proporcionando uma experiência inclusiva ao público. 

A partir das obras “El Romancero Gitano” e “Poemas Del Cante Jondo” de Frederico Garcia Lorca, os poemas românticos serão originalmente interpretados em espanhol e legendados em português, levando o público a uma viagem sensorial através de sotaques, tradição, música e, é claro, a sensualidade da dança flamenca. Poemas como “La Guitarra”, “El Silencio”, “Encuentro” e “La Casada Infiel” serão responsáveis por aproximar o público da rica cultura literária espanhola de Lorca.

Oficina
Intitulada “Cruzamentos entre o Flamengo e Garcia Lorca: contribuições para a liturgia”, a oficina gratuita “Flamengo Para Todos” busca explorar a relação histórica entre o flamenco e a influência do poeta e dramaturgo Frederico García Lorca, tanto no âmbito teatral quanto literário. Destinadas a professores, estudantes e ao público em geral, a oficina ocorrerá as 14h30, no Centro da Juventude e será um híbrido entre teoria e prática, demonstrando a contribuição do flamenco e a disseminação da cultura espanhola pelo mundo, além de proporcionar uma compreensão das características identitárias da música latina. 

A oficina será ministrada pela dançarina e pesquisadora da cultura flamenca Tânia Moura, e pelo músico flamenco Alexandre Brown Palma, mestre em musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

“Flamenco Para Todos” é um projeto realizado com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná e com o apoio da Companhia Paranaense de Energia COPEL. Além de Laranjeiras do Sul, a peça será apresentada somente em outras 11 cidades do Paraná. 

Assessoria

18/05/2023