Notícias

Virmond - Solenidade de Inauguração do Busto de Ladislau Radecki Pai da Colonização Polonesa

`

Momento histórico para a Cultura de nosso Município.

 

Na manhã de hoje (14), aconteceu a Solenidade de Inauguração do Busto de Ladislau Radecki na Praça Municipal Mietislau Palinski em frente a Casa da Memória.
Estiveram presente na solenidade a Vice-Cônsul da Polônia, a Senhora Monika Kubik, o Secretário Consular, Senhor Paulo Kochanny, a Presidente da BRASPOL Nacional, Senhora Maria de Lourdes Kuchenny, o Pesquisador e organizador do projeto do Busto do Pai da Colonização, Geraldo Zapahowski, o Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil de Porto Alegre, Padre Zdzislaw Malczewski, o Prefeito Municipal, Neimar Granoski e esposa Marliza S. Granoski, a Vice-Prefeita, Olga Klaki Passarin e esposo Fernandes Luiz Passarin, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Estela Waczak Fedrecheski, a Adriane Schio de Almeida, Chefe do Núcleo Regional de Educação, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Senhor Elizeu Kominek, o Vice Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Senhor Roberto Neuls, e demais vereadores, a Historiadora e Escritora, Selma Antonia Pszedzimirski Viechniewski, os Membros do Núcleo da BRASPOL de Virmond, a Polícia Militar e um grade número de familiares descendentes de Ladislau Radecki.
Dia feliz, emocionante e memorável para família, amigos e toda a população Virmondense. Uma homenagem do Governo Municipal de Virmond, da Braspol Nacional e Núcleo de Virmond, da Missão Católica Polonesa no Brasil e o Grupo Folclórico Polonês “Mali Polacy” a quem deu início a colonização em nosso município a Ladislau Radecki Pai da Colonização Polonesa em Virmond.
Nosso agradecimento especial ao Pesquisador e organizador do projeto, Geraldo Zapahowski por todo empenho e dedicação para que isso se tornasse realidade. Geraldo tem trabalhado e se dedicado diariamente para que a cultura Polonesa esteja viva em nossos corações, assim também como marcos dos 100 anos de história da Colonização Polonesa em Virmond, para fechar a exposição foram colocados mais 10 quadros. Cada qual com sua história de famílias que chegaram à Virmond, na ocasião dez representantes das famílias, entregaram quadro com fotografia e biografia de suas famílias, totalizando uma quantidade de 100 famílias pioneiras representadas em quadros e colocados no acervo na Casa da Memória.




Assessoria

15/05/2023