Notícias

CONHEÇA A HISTÓRIA DE CANTAGALO

`

O município de Cantagalo foi emancipado oficialmente em 12 de maio de 1982, mas os registros das primeiras moradias, datam da década de 1930, quando estas terras pertenciam à Guarapuava.

 

Conta a história que o nome Cantagalo foi dado por alguns tropeiros que, trazendo sua tropa do estado de Santa Catarina, aqui pernoitavam, sendo acordado no dia seguinte pela cantiga de galos.
No ano de 1951, a localidade foi elevada a condição de distrito do município de Guarapuava. Neste mesmo ano, foi construída a primeira Escola Isolada de Cantagalo, tendo como primeiro professor, o Sr. Alfredo Calangue.
Foram muitas as pessoas que construíram esse lugar. Seja na lida da agricultura, na criação de porcos, no trabalho das serrarias que aqui existiam, nos pequenos comércios que serviam com o que não era produzido, os pioneiros sustentaram suas famílias, criaram seus filhos com muitas dificuldades, lutaram pelo desenvolvimento da nossa comunidade e representam a base do nosso município. Acreditaram e investiram com todas suas forças, desbravando, abrindo estradas com as próprias mãos, construindo pontes, preparando a terra para que hoje, tenhamos um município próspero, cujos filhos destas terras continuam lutando a cada dia, por um lugar melhor para se viver.
???????? Parabéns Cantagalo! 41 anos de história, 41 anos de Emancipação Política, 41 anos desenvolvendo-se e dando orgulho para sua gente, povo querido, trabalhador, hospitaleiro e feliz! ????????????????
Texto: Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Foto: @aero.galo
Design: Comunicação Social

Assessoria

12/05/2023