Notícias

Projeto Tindolelê oferece oficinas lúdicas gratuitas em 8 municípios do Paraná

`

 Projeto oferece gratuitamente 120 oficinas lúdicas para crianças de 8 municípios no Paraná


crédito das fotos: ELISA HAVRO


O projeto “Tindolelê –Rodas Brincantes da Cultura Popular nos Territórios da Cidadania” realiza durante o primeiro semestre de 2023, 120 apresentações lúdicas oferecidas gratuitamente para crianças de escolas e creches públicas de 8 municípios de várias regiões paranaenses.


O projeto chega nas cidades de Pitanga (Paraná Centro), Itaperuçu e Rio Branco do Sul (Vale do Ribeira), Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Pinhão (Cantuquiriguaçu), Santo Antônio da Platina e Ibaiti (Norte Pioneiro), atendendo escolas urbanas e rurais.

Tindolelê cria canais de compartilhamento de práticas prazenteiras da tradição por meio da realização de oficinas lúdicas, criando um movimento efetivo de intercâmbio com escolas, CMEIs e creches públicas, difundindo rodas tradicionais da cultura da infância.

O desejo dos idealizadores do projeto é estabelecer uma ponte com as comunidades locais, incentivando pais e educadores a compartilharem suas memórias lúdicas, fomentando a vivência das brincadeiras como espaço de troca e encontro com a história da comunidade. 

As apresentações interativas de rodas brincantes da cultura popular do projeto Tindolelê são um convite para que crianças e educadores celebrem tradições imemoriais, mantendo viva e pulsante a chama da cultura da infância e construindo sentidos coletivos de pertencimento.

O projeto conta com a participação dos atores-brincantes Rafael Barreiros e Milene Dias, a coordenação pedagógica é de Adriane Havro e a produção é de Luis Teixeira. Esta equipe de profissionais atua há mais de 20 anos com projetos culturais de incentivo ao brincar (Malasartes – Educação Sensível), em uma trajetória que já beneficiou centenas de instituições e milhares de alunos. Receberam, inclusive, o Prêmio Ludicidade – Pontinhos de Cultura, concedido pelo Ministério da Cultura a entidades que desenvolvem projetos culturais de impacto social na promoção de uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância e da Adolescência.


Reativar tradições da cultura da infância conduz ao íntimo de experiências primordiais.  Quando nos primeiros momentos de vida o bebê é envolvido por um acalanto, um gesto, uma história, uma cantiga de ninar, a mãe que embala e canta para acomodar ou adormecer seu filho, ao mesmo tempo o introduz na civilização, traçando passo a passo os caminhos da socialização. 


Atualmente, a falta de tempo livre e de espaço para brincar fez diminuir as brincadeiras coletivas. As crianças hoje seguem modelos televisivos de brincadeiras que trazem a marca do individualismo e do exibicionismo, estimulando a competição e a busca desmedida do sucesso.  Estas influências inevitavelmente distanciam as crianças da construção de uma identidade genuína, criando uma lacuna de difícil preenchimento. Deste modo, o projeto “Tindolelê –Rodas Brincantes da Cultura Popular nos Territórios da Cidadania” pensa em uma educação que não priorize apenas a aprendizagem cognitiva, mas que se abra para a memória cultural e para a educação das sensibilidades, em busca de um desenvolvimento mais pleno do ser humano. 


“Tindolelê –Rodas Brincantes da Cultura Popular nos Territórios da Cidadania” - Apoio: Copel | Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo a? Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicac?a?o Social e da Cultura | Governo do Estado do Parana?. 


SERVIÇO


TINDOLELÊ – RODAS BRINCANTES DA CULTURA POPULAR NOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA.

 

No decorrer do primeiro semestre de 2023, a circulação passará por escolas públicas das cidades: Pitanga (Paraná Centro), Itaperuçu e Rio Branco do Sul (Vale do Ribeira), Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Pinhão (Cantuquiriguaçu), Santo Antônio da Platina e Ibaiti (Norte Pioneiro).


TODAS AS AÇÕES SÃO GRATUITAS. 


ASSESSORIA DE IMPRENSA E MAIS INFORMAÇÕES:

Fernando de Proença


28/04/2023