Notícias

Laranjeiras - Secretaria de saúde realizou atividades no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

`

 

 
 
 
 
 
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da hipertensão arterial, a secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul realizou uma programação especial nesta quarta-feira, 26, para celebrar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, envolvendo principalmente, os integrantes do Projeto Coração Feliz. Na oportunidade, foi oferecido serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atualização da carteira de vacinação. O evento foi realizado na Praça José Nogueira do Amaral. Na oportunidade tivemos ainda aula de zumba Gold, com a professora Gisele Tizatto, além de orientações sobre a prevenção e combate a hipertensão por alunos do curso Técnico em Enfermagem da Escola Professora Naiana Babaresco de Souza. 
 
O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, foi criado para conscientizar a população sobre os perigos da doença, também conhecida como pressão alta que, por ser uma doença silenciosa, pode causar danos graves ao coração, cérebro e rins. Os sintomas da pressão alta podem demorar a aparecer, por isso é importante manter um estilo de vida saudável e fazer exames regulares para detectar a doença precocemente. A prevenção da hipertensão arterial envolve a adoção de hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e controle do estresse. Além disso, é importante evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco.

A data foi instituída pela Lei Nº 10.439, de 30 de abril de 2002. O objetivo da comemoração é conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

Assessoria

26/04/2023