Notícias

Rio Bonito do Iguaçu - Combate ao Tabagismo/ Câncer de Boca

`

Em nosso Município já existe a bastante tempo, os grupos de tratamento contra o tabagismo. Neste último encontro, Dr. Milton Saito, deu continuidade ao Programa, frisando o combate ao Câncer de boca, causado pelo tabagismo. No Brasil, ele já é o quinto tipo de câncer mais frequente entre os homens: a estimativa é de 11.180 novos casos por ano para o período de 2020 a 2022. No caso das mulheres, a doença ocupa a 13ª posição, com estimativa de 4.010 novos casos por ano. Os primeiros sintomas de câncer de boca são:

 

Feridas ou aftas que não cicatrizam em 15 dias;
Caroços na boca que não desaparecem;
Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;
Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.
Em estágios mais avançados, os sintomas do câncer de boca evoluem para:
Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
Ínguas ou caroços no pescoço devido ao aumento dos linfonodos;
Dor em torno dos dentes, que podem cair facilmente;
Mau hálito persistente;
Perda súbita de peso.
Caso os sintomas durem mais de 2 semanas, é recomendado consultar um clínico geral ou um dentista para que seja feita uma avaliação dos sintomas e, assim, sejam indicados exames necessários para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Apesar da cavidade oral ser um local de fácil acesso e visibilidade, o maior desafio dessa doença é o diagnóstico precoce, o que prejudica e muito o tratamento e prognóstico do paciente. Assim como acontece com diversas outras doenças, incluindo outros tipos de câncer, a prevenção passa pela manutenção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Mas falando especificamente do câncer de boca, a prevenção primária baseia-se na redução da exposição aos principais fatores de risco: tabaco, álcool, radiação solar e vírus HPV.
Caso tenha interesse em parar de fumar, pode entrar em contato com o Centro Clínico Multidisciplinar (CCM) pelo número (42) 920008334.

Assessoria

24/04/2023